Fazer o controle de produtos e matérias-primas de uma empresa. Ele quem acompanha os materiais durante todas as etapas de recebimento, armazenamento e direcionamento para o uso, garantindo que todos os processos sejam otimizados e eficazes. Assim, é esse profissional que provê o material indispensável para que a empresa mantenha suas atividades em andamento. O que o almoxarife faz, portanto, está basicamente ligado à gestão dos produtos e materiais utilizados pelos empreendimentos. E, para que isso aconteça, as principais atividades exercidas pelas pessoas que atuam nesse cargo são: conferência dos materiais que são recebidos e entregues; registro de todos os materiais recebidos, armazenados e direcionados para os setores em planilhas com suas respectivas documentações; estatísticas de consumo da empresa, considerando os materiais e os setores; definição dos protocolos de estoque e de fornecimento do material de consumo; manutenção da qualidade e da quantidade dos produtos armazenados; solicitação de materiais que estão em falta na empresa; registro do que é utilizado ou de eventuais perdas de mercadoria; verificação de produtos que apresentam defeitos e envio deles para conserto; garantia da segurança, organização e limpeza do almoxarifado. conferência dos materiais que são recebidos e entregues; registro de todos os materiais recebidos, armazenados e direcionados para os setores em planilhas com suas respectivas documentações; estatísticas de consumo da empresa, considerando os materiais e os setores; definição dos protocolos de estoque e de fornecimento do material de consumo; manutenção da qualidade e da quantidade dos produtos armazenados; solicitação de materiais que estão em falta na empresa; registro do que é utilizado ou de eventuais perdas de mercadoria; verificação de produtos que apresentam defeitos e envio deles para conserto; garantia da segurança, organização e limpeza do almoxarifado.