O Instituto, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal. O IPEF tem como missão, "Contribuir para o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico do setor de base florestal viabilizando a realização de pesquisas cooperativas entre empresas através da integração com Universidades, Centros de Pesquisas e Sociedade". Missão do PCCF: Manter canais diretos de comunicação com as instituições dos sistemas de certificação especialmente nos processos de construção/revisão de políticas e padrões, buscando contribuir e influenciar para que as regras sejam técnica e cientificamente embasadas; e Articular discussões técnicas entre as empresas florestais, universidades e entidades afins, gerando e difundindo soluções com foco na melhoria contínua das práticas de manejo florestal. Visão do PCCF: Ser reconhecido como o principal fórum de articulação florestal visando o aprimoramento dos sistemas de certificação e a melhoria contínua do manejo florestal. Missão do Cargo: Atuar como ponto focal para certificações florestais, fortalecendo relações com sistemas de certificações, organizações da sociedade civil, órgãos governamentais e associações. Atuar de forma estratégica nos processos de certificação, expandindo a base de filiadas e mantendo-se atualizado com as tendências do setor, mudanças regulatórias e normas internacionais, a fim de posicionar a organização como referência em certificações florestais. Qualificações necessárias: Graduação em Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Biologia ou áreas afins; Conhecimentos avançados na aplicação técnica e na governança dos sistemas FSC e PEFC; Experiência na gestão de múltiplos atores em um ambiente de rápida mudança e capacidade de gestão de conflitos; Domínio do pacote Microsoft Office; Fluência na língua inglesa; Conhecimento intermediário na língua espanhola; Habilidades em Gerenciamento de Processos e Projetos; Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais; Facilidade na elaboração de documentos técnicos e administrativos; Experiência profissional mínima de 4 anos na área. Gestão de pessoas; e · Organização de reuniões. Algumas das responsabilidades da função: Acompanhar as tendências do setor de certificações e as mudanças regulatórias, atuando para esclarecimentos estratégicos; Participar nas reuniões e comitês de governança do FSC (Forest Stewardship Council), PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification e fóruns correlatos, representando os interesses do instituto e das empresas filiadas ao PCCF; Manter relações com Órgãos Governamentais, Ongs e Associações, de forma a objetivar a ampliação do escopo de atuação do Programa; Apoiar na prospecção de novas filiadas para o PCCF; Construir e manter relacionamentos estratégicos com partes interessadas, incluindo ONGs, sistemas de certificação, certificadoras, parceiros e filiadas ao Programa; Atuar em conjunto com a Coordenação Técnico Executiva do PCCF, para representar os interesses das filiadas em assuntos de certificação; Preparar estrategicamente a atuação e os participantes do PCCF para as assembleias e reuniões gerais nacionais e internacionais sobre certificação; Cumprir as políticas/procedimentos/normas relativos à empresa, processo de trabalho e aos sistemas de gestão implementados; e Realizar outras atividades correlatas às descritas acima, compatíveis com a sua condição pessoal e conforme solicitado pelo seu superior imediato. Informações adicionais: Contrato de trabalho "híbrido" (obrigatoriamente 2 dias presenciais no IPEF em Piracicaba-SP); Plano de saúde com coparticipação; Plano odontológico com coparticipação; Vale refeição; e Seguro de vida. Informar faixa de pretensão salarial