Você se considera uma pessoa dinâmica, curiosa, criativa e que sabe ser crítica quando necessário? Então estamos com oportunidade aberta para você atuar na área de Controles Internos no Banco Cooperativo Sicredi S/A.
A área de Controles Internos posiciona-se como parte da segunda linha na estrutura de governança dentro do Sicredi, e é responsável pelo apoio às diferentes áreas de negócio da empresa na identificação e correção de vulnerabilidades relacionadas aos riscos inerentes ao negócio.
Nosso principal propósito é orientar as decisões para assegurar a sustentabilidade do Sicredi! Para isso, buscamos pessoa para apoiar no desenvolvimento de estratégias, políticas e metodologias para o gerenciamento do risco operacional e controles internos, com atuação em atividades relacionadas ao mercado financeiro, regulação bancária e riscos vinculados às instituições financeiras.
Buscamos pessoas engajadas, que possuam bom relacionamento interpessoal, saibam e gostem de trabalhar em equipe, sejam curiosas, tenham proatividade, resiliência, adaptabilidade e autogestão; afinal, estamos em um mundo em constante mudança, e precisamos de pessoas que consigam acompanhar essa incessante transformação.
Nessa posição, você irá atuar no atendimento de suporte das áreas de primeira linha (áreas de negócio) na identificação e mitigação dos riscos inerentes a suas atividades, bem como na solução de chamados relacionados à ferramenta de gerenciamento de riscos. Além disso, também atuará na avaliação contínua do ambiente de controles internos, buscando o cumprimento das melhores práticas de controle e gestão dos processos. Apoiará na elaboração e aplicação de treinamentos de aculturamento e capacitação sobre o tema risco operacional e controles internos. Também apoiará na implementação das recomendações de melhorias das auditorias e dos órgãos reguladores, bem como, nos planos de ação propostos nos Planos de riscos dos processos. Contribuirá também para facilitar a preparação de material para apresentações para os diversos comitês de reporte e deliberação acerca do tema, relatórios regulamentares sobre o ambiente de controles internos e as fragilidades dos processos, incluindo as recomendações de melhoria.
Você tem interesse em trabalhar em uma instituição financeira que tem como missão desenvolver as comunidades onde atua, melhorando a qualidade de vida de seus associados e da sociedade? Gosta de trabalhar de forma colaborativa, onde você é escutado e tem a liberdade para inovar e propor melhorias? Então este é o time e empresa que fecham com seu propósito! :)
Aqui você irá encontrar:
Oportunidade de crescimento profissional;
Autonomia para trabalhar e construir junto as soluções;
Um excelente clima e ambiente de trabalho;
Uma gestão compartilhada e respeito com as opiniões;
Respeito pelas diferenças;
**Responsabilidades e atribuições**
- Atendimento dos chamados de suporte aos usuários da ferramenta de gerenciamento de risco;
- Apoio das áreas de primeira linha na identificação e mitigação dos riscos inerentes a suas atividades;
- Apoio na elaboração e aplicação de treinamentos de aculturamento e capacitação sobre o tema risco operacional e controles internos;
- Apoio na implementação das recomendações de melhorias das auditorias e dos órgãos reguladores, bem como, nos planos de ação propostos nos Planos de riscos dos processos;
- Apoio na preparação de material para apresentações para os diversos comitês de reporte e deliberação acerca do tema;
- Apoio na preparação de relatórios regulamentares sobre o ambiente de controles internos e as fragilidades dos processos e recomendações de melhoria;
- Apoio na busca de resolução (intermediação com as áreas de negócio) de apontamentos de auditorias;
- Apoio na criação/atualização/revisão de normativos internos ligados aos temas de risco operacional e controles internos;
- Análise crítica da construção e do atendimento dos planos de ação de responsabilidade das áreas de negócio.
**Requisitos e qualificações**
- Graduação (em andamento) em Estatística, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Contabilidade, Matemática Aplicada, Engenharia de Produção, Administração de Empresas, Física, Ciências Atuariais;
- Possuir raciocínio lógico e analítico;
- Ter facilidade em apresentações em reuniões;
- Ter facilidade com números, curiosidade e proatividade;
- Pacote Office;
- Inglês de nível básico.
- Gostar de comunicação é essencial
**Informações adicionais**
É importante que você esteja disponível para atuar no formato de trabalho híbrido.
Nosso formato de trabalho se consolidou em 2 dias homeoffice e 3 dias presenciais na Sede da empresa, localizada na Av. Assis Brasil, 3940, São Sebastião, Porto Alegre/RS.
**Já imaginou fazer parte de uma das melhores instituições financeiras coopera