Gerenciar as atividades da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho da empresa, definindo diretrizes da higiene ocupacional, propondo melhorias atraves da avaliação dos locais de trabalho planejando e gerenciando o desenvolvimento de medidas técnicas de controle dos riscos.
Planejamento, programação e gerenciamento das atividades da área da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho, bem como a elaboração e implantação de programas de prevenção e higiene ocupacional;
Participar em conjunto com a Alta Direção das definições de políticas e estratégias de segurança do trabalho, qualidade e meio ambiente, através do acompanhamento e identificação de necessidades e oportunidades de melhoria nos sistemas implantados, de acordo com os sistemas de gestão de segurança dos clientes;
Contribuir para identificação de causas de acidentes e a determinação de ações corretivas e preventivas, mediante a participação em comissões de análises de acidentes, reuniões, colhendo depoimentos e investigação das ocorrencias;
Realizar campanhas, cursos e palestras, visando compartilhar os conhecimentos em relação as normas de segurança, primeiros socorros e combate a incêndios;
Assegurar a adequação dos equipamentos de proteção individual e materiais de segurança às condições de risco da empresa, mediante a realização de teste e a especificação para aquisição;
Gerenciar as atividades de elaboração de manuais, normas, instruções de trabalho e relatórios referentes à segurança e prevenção de acidentes no trabalho;
Elaborar procedimentos de segurança, a partir das atividades desempenhadas pela empresa, estabelecendo medidas preventivas, demonstrando aos integrantes a melhor forma de atuação;
Monitorar e propor ações para atendimento aos requisitos legais aplicáveis.
Participar de reuniões de segurança com clientes, bem como acompanhar a documentação e procedimentos de segurança pertinentes à área;
Realizar visitas aos diversos setores, identificando e avaliando situações de risco, garantindo o cumprimento das normas de segurança, emitindo relatórios e notificações pertinentes para tomada de providência;
Acompanhar a manutenção do sistema de gestão integrado, monitorando e orientando o trabalho da equipe, de forma a manter os padrões estabelecidos pela empresa.
Analisar procedimentos da área de segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade adotados pela empresa, detectando pontos divergentes e conflitantes, propondo a padronização;
Atuar junto aos gestores, conscientizando e orientando os processos relativos a área de segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade;
Analisar informações estatísticas ambientais, de doenças ocupacionais, causas de acidentes e outros fatores de segurança e meio ambiente, visando estruturar ações a partir dos dados constatados, que visem minimizar a recorrência de eventos com características semelhantes;
Gerenciar os processos de compra de materiais e equipamentos de segurança junto à área de Suprimentos, verificando qualidade, necessidade e urgência de aquisição, bem como sugerir mudança de fabricantes e/ou fornecedores, quando necessario;
Preparar e conduzir a reunião de Análise Crítica dos Sistemas de Gestão, com a Alta Direção;
Gerenciar, aprovar e participar das auditorias internas e externas do Sistema de Gestão;
Realizar a gestão das não conformidades, junto às áreas responsáveis, auxiliando na solução e ou mitigação das mesmas;
Interagir com os demais gestores e áreas, implantando melhorias de acordo com as diretrizes e expectativas da empresa, quanto aos índices de produtividade, qualidade, segurança e custo;