Responsável pelo planejamento e execução de atividades terapêuticas, fortalecer o cuidado às pessoas que usam álcool e outras drogas na perspectiva da redução de danos e da Reforma Psiquiátrica, em articulação com equipamentos das Redes de Atenção Psicossocial e outros serviços de saúde e intersetoriais, sempre em consonância com a Missão, Visão e Valores éticos, morais e humanos, fundamentados nos valores da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas.
Vem ser AESC você também!
Responsabilidades e atribuições
Trabalhar na perspectiva da clínica ampliada, desenvolvendo ações de campo tanto da perspectiva do campo da saúde mental, como do núcleo da psicologia no serviço, fortalecendo a interdisciplina.
Como ações de campo da saúde mental:
Promover o fortalecimento da autonomia e participação efetiva das pessoas a partir de construção de projetos de vida pessoais e sociais, trabalhando a reinserção e participação social em diferentes espaços, de acordo com o seu contexto e desejos;
Realizar acolhimento humanizado dos/as usuários/as orientado pela Política Nacional de Humanização;
Elaborar, conjuntamente aos/às usuários/as, equipe e demais redes envolvidas, Projetos Terapêuticos Singulares para o acompanhamento de cada usuário/a, de acordo com a Política Nacional de Humanização;
Acompanhar usuários/as como terapeuta de referência em articulação com equipe e outros espaços da rede;
Participar de espaços de discussão de casos com equipe e fóruns intersetoriais;
Participar de espaços de controle social, fortalecendo o lugar emancipatório dos/as usuários/as;
Realizar busca ativa, trabalho de campo e ações no território adscrito ao CAPS de referência;
Realizar apoio matricial com a atenção primária em saúde e outros serviços de referência dos/as usuários/as;
Realizar atendimentos individuais e em grupo, na perspectiva da redução de danos e da clínica ampliada, fortalecendo a reforma psiquiátrica;
Acolher situações de crise, com postura acolhedora e resolutiva.
Como ações de núcleo:
Garantir o atendimento individual e em grupo com atividades criativas, lúdicas e expressivas, promovendo autonomia dos usuários e auxiliando em sua reabilitação e interação social.
Auxiliar os usuários, através do desenvolvimento de dinâmicas que objetivam a expressão de ideias e sentimentos e a organização gradativa, possibilitando alternativas de socialização.
Requisitos e qualificações
Superior Completo em Terapia Ocupacional
Desejável experiência em Saúde Mental;
Conhecimento sobre Sistema Único de Saúde (SUS), da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Reforma Psiquiátrica;
Informações adicionais
Nossos benefícios são:
Vale Transporte.
Convênio Médico e Odontológico.
Auxílio creche.
Seguro de vida.
Teleatendimento em saúde mental, extensivo a familiares.
Day Off aniversário.
Fundada em 1962, a AESC tem sua origem na Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, presentes no Rio Grande do Sul desde 1915, e que aqui se estabeleceram com o propósito de acolher e cuidar, de modo particular, pessoas migrantes fragilizadas na sua condição socioeconômica e cultural, desde seus países e localidades de origem.
Hoje somos mais de 4 mil pessoas colaboradoras nos segmentos de educação, saúde e responsabilidade social.
Nossa unidade de responsabilidade social está presente na cidade de Caxias do Sul, com o Centro de Atendimento ao Migrante.
Nossas unidades de educação estão presentes nas cidades de Farroupilha, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, Colégio São Carlos, e em Santa Vitória do Palmar, Colégio São Carlos.
E nossas unidades de saúde estão presentes nas cidades de Porto Alegre, com hospitais e serviços de referência no RS e no Brasil, Hospital Mãe de Deus, Hospital Santa Ana e Centros de Atenção Psicossocial.
Na cidade de Capão da Canoa, Hospital Santa Luzia, e na cidade de Torres, Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.
#J-18808-Ljbffr