CONTEXTO E DESCRIÇÃO DO PROJETO A AVSI Brasil (www.avsibrasil.org.br) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade. É uma organização local vinculada ao contexto internacional, por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que estimulou a criação da AVSI Brasil. Sua missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas. Nos últimos anos, a Venezuela tem vivido uma forte crise, ocasionando vulnerabilidade social e um contexto de emergência humanitária que se concretiza em uma intensa migração em território brasileiro. A AVSI Brasil ( www.avsibrasil.com.br ) trabalha em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR ( https://www.acnur.org/portugues/ ), para apoiar na acolhida da população venezuelana no Brasil. Cumprindo sua missão de tornar as pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária protagonistas do próprio desenvolvimento, a AVSI integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana, a Operação Acolhida. Atualmente, em sua parceria com ACNUR, a AVSI Brasil, atua em 5 (cinco) centros de acolhida (abrigos) para refugiados e migrantes venezuelanos, em 2 (duas) estruturas de recepção e serviços, além de outras iniciativas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima. DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO O(A) Assistente de Campo (PRI-PITRIG) responde ao(à) Oficial de Registro (para registro) ou ao(a) Supervisor de Documentação (para documentação). É responsável por apoiar as atividades de registro e (pré-)documentação no PRI-PITRIG. Trabalha em parceria com as equipes do ACNUR no local, e em cooperação com a Força Tarefa Logística e Humanitária (FT Log Hum), Polícia Federal, agências da ONU, sociedade civil e outros parceiros da Operação Acolhida. PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO Responder às perguntas de solicitantes de refúgio, refugiados e migrantes sobre os procedimentos de registro do SISCONARE e do ACNUR e seus direitos e prerrogativas. Estar informado(a) sobre os fluxos do PRI-PITRIG e consultar supervisor(a) sobre possíveis alterações. Realizar sessões informativas (charlas), sobre solicitação de refúgio e residência para a população atendida no PRI. Apoiar, no PRI, na identificação primária de casos que necessitam um atendimento individualizado e/ou das equipes de proteção: Identificar pessoas com necessidades específicas para referenciamento ao atendimento de proteção. Providenciar informações sobre o atendimento individualizado que podem receber. Realizar, no PRI, a notificação de viagem daqueles solicitantes de refúgio que estejam saindo do país (no sistema SEI). Organizar e acompanhar o fluxo de atendimento para pré-documentação / documentação, atribuindo senhas e direcionando as filas. Apoiar solicitantes de refúgio no preenchimento de formulário para SISCONARE. Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, a partir de condução de entrevista com os solicitantes. Solicitações de renovação de documentos de solicitantes de refúgio. Preencher, no sistema SISMIGRA, dados solicitados de reconhecidos refugiados. Realizar o processamento de desistências de solicitação de refúgio no sistema SEI. Manter-se atualizado(a) sobre os sistemas SISCONARE e SISMIGRA e eventuais atualizações. Ficar como backup do(a) Supervisor(a) de Documentação quando solicitado. Outras tarefas que possam ser atribuídas pelo(a) Supervisor(a) de Documentação, necessárias a total implementação do programa do ACNUR no local. Organizar o atendimento na sala de registro, com entrega de senhas, formação de filas, etc. Realizar o atendimento de pessoas, registrando dados no ProGres, Bims, Rapp, ou outras ferramentas do ecossistema PRIMES. Realizar o processo de correção de perfis cadastrados (data cleaning). Identificar pessoas com necessidades específicas de média e alta vulnerabilidade (casos de violação física e psicológica, grave condição médica, desertores, perseguidos políticos, crianças separadas ou desacompanhadas, dentre outros), para referenciamento ao atendimento individualizado e/ou de proteção. Ficar como backup do(a) Oficial de Registro quando solicitado. Outras tarefas que possam ser atribuídas pelo(a) Oficial de Registro, necessárias a total implementação do programa do ACNUR no local. Críterios Mínimos do Cargo Ensino Superior em andamento em relações internacionais, Direito, Ciências Sociais, serviços Social, Administração,Engenharias, ciências da computação ou área de ciências humanas. Português intermediário e Espanhol Fluente. Formação Acadêmica: Não informado Salário: A combinar Cargo: Atendente Empresa: Associacao Voluntarios Para O Servico Internaciona Atividades de projetos sociais. Ramo: ONGs (GF)