Somos a Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540.
Em quase 480 anos de história, temos colaborado com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça.
Oferecer educação de qualidade é outra marcante característica da Companhia de Jesus, responsável pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social por meio da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.
Atualmente, somos cerca de 16 mil jesuítas atuando em torno de 100 países dos cinco continentes. Hoje, no Brasil, são mais de 450 jesuítas e 8 mil colaboradores atuando em 21 estados brasileiros e Distrito Federal, nas áreas Educação, Social, Espiritualidade, Serviço da Fé, Juventude e Vocacional, entre outras.
/n Escolaridade : Graduação (concluída ou em andamento) em Ciências Sociais, Direito, Relações internacionais ou áreas afins.
Experiência e/ou trabalhos na área de migração e refúgio; Experiência em atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social; Conhecimento básico sobre direitos trabalhistas e garantias fundamentais; Capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar em prol da garantia dos Direitos Humanos; Experiência com relações institucionais com o setor privado; Fluência na compreensão, escrita e fala em espanhol será um diferencial; Inglês será um diferencial; Ser criativo, proativo, comunicativo e dinâmico; Flexível e adaptável a diferentes contextos de trabalho e pessoas; Conhecimento do Pacote Office; Disponibilidade para viagens pontuais; Possuir CNH, categoria B.
/n Prestar orientação individualizada sobre o acesso aos direitos dos migrantes e refugiados no Brasil; Realizar cadastro de beneficiários para análise do perfil de empregabilidade, empreendedorismo e outras áreas; Seleção de beneficiários para treinamento em cursos e oficinas de preparação para o mundo do trabalho; Fomentar parcerias com instituições de ensino para oferta de cursos profissionalizantes e oficinas para migrantes e refugiados; Realizar matrículas dos beneficiários em cursos e oficinas; Realizar o monitoramento de cursos ofertados para migrantes e refugiados; Aplicar formulários para identificar perfis laborais específicos; Realizar o mapeamento de instituições da rede local (Prefeituras, Secretarias Municipais e Estaduais, e outras organizações) e nas comunidades; Realizar atendimentos (entrevistas, rodas de conversa, construção de currículos etc.
), para prestar apoio aos beneficiários no processo de integração socioeconômica; Realizar registro fotográfico das atividades coletivas; Elaborar relatório de atividades realizadas, registrando especialmente os resultados; Manter o gerenciamento de dados no sistema (dados desagregados diariamente de atendimento por gênero, idade, etnia) para controlar o cumprimento das metas das atividades; Participar de seminários, fóruns e conferências relacionados a integração socioeconômica de refugiados e migrantes; Apoiar nas demais atividades multidisciplinares do projeto.