A Hidrovias do Brasil promove a conexão da América do Sul com inovação, eficiência e sustentabilidade! Por meio das nossas soluções logísticas integradas, queremos movimentar o desenvolvimento do continente sul-americano.
Com atuação desde 2010, a Hidrovias do Brasil atua com transporte hidroviário, operação de terminais, cabotagem e integração de serviços logísticos. Temos operações estratégicas no Corredor Norte do Brasil (Pará), no Corredor Sul (hidrovia Paraguai-Paraná), Operação de Cabotagem (Pará) e Porto de Santos.
Acreditamos no aproveitamento do potencial das águas para movimentar as nossas riquezas e conectar a América do Sul.
**Quer embarcar com a gente nessa jornada para um futuro melhor?**
Procuramos um(a) **2 Oficial de Náutica - 2ON **que terá a missão de **CONTRAMESTRE, MARINHEIRO DE CONVÉS, MOÇO DE CONVÉS.**
**Responsabilidades e atribuições**
Como **2 Oficial de Náutica - 2ON **você será responsável por:
- Integrar o Quarto de Navegação de bordo;
- Substituir o Oficial de Náutica do Quarto de Navegação e o Imediato (se for o mais antigo que a ele se segue) em todos os seus impedimentos legais;
- Auxiliar em todas as manobras da embarcação, no local determinado pelo Comandante;
- Ter sob sua responsabilidade o regimento de sinais e bandeiras, devidamente inventariado, artefatos pirotécnicos, lâmpadas, lanternas e outros sinais de emergência;
- Ter sob sua responsabilidade as embarcações auxiliares e de salvamento e suas respectivas palamentas, bem como os seus aparelhos de lançamento;
- Receber e fazer entrega de malas postais, fiscalizar a sua estivagem em lugar seguro e providenciar os documentos necessários ao recebimento e entrega;
- Ter sob sua responsabilidade todo o material de controle de avarias e de controle a incêndio, em qualquer parte da embarcação;
- Assessorar o comandante do navio nas manobras de aproximação, amarração, ancoragem (fundeio) e desancoragem (suspender), assim como nas operações de carga e descarga nos portos e terminais portuários.
Ao Oficial de Quarto, quando em regime de viagem, compete:
- Preparar o Passadiço e a sala de Navegação para a viagem;
- Executar a navegação, de acordo com as ordens do Comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, assim como qualquer anormalidade que, a qualquer tempo, se verifique;
- Fazer os cálculos de posição da embarcação; manter atualizada a hora a bordo bem como preparar os boletins meteorológicos;
- Verificar, constantemente, a posição da embarcação, principalmente com terra no visual;
- Determinar, periodicamente, a posição da embarcação, plotando - a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis para esse fim;
- Ter sob a sua responsabilidade os instrumentos náuticos em geral, binóculos e todo o equipamento de navegação;
- Fiscalizar, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação, tomar conhecimento das ordens do Comandante quando entrar de quarto e comunicar ao substituto as instruções recebidas;
- Observar os registros de todos os instrumentos auxiliares da navegação;
- Auxiliar no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas;
- Escriturar o Diário de Navegação e outros livros, de acordo com as normas em vigor; efetuar correções oficiais nas publicações usadas na navegação, mantendo atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas;
- Verificar, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista;
- Providenciar as sondagens da área, quando determinado;
- Providenciar escada de quebra peito para o prático e as manobras de bandeira, observando o Cerimonial Marítimo;
- Auxiliar nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais;
- Tomar as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente.
- Preparar os documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se perante o Comandante pelo Rol de Equipagem, Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas Agências;
- Adestrar os praticantes e estagiários de náutica quando embarcados.
Ao Oficial de quarto quando nos Portos, compete:
- Manter vigilância adequada e eficaz, para fins de segurança, todo o tempo em que o navio permanecer atracado, fundeado ou em bóia de amarração. Se o navio estiver transportando carga perigosa, o serviço de vigilância deverá levar em conta a natureza, quantidade, embalagem e estivagem dessa carga e de quaisquer condições especiais predominantes a bordo;
- Agir, criteriosamente