As responsabilidades incluem realizar contato prévio com o cliente para a coordenação da operação, prestando informações e assistência aos passageiros. É essencial resolver problemas e lidar com reclamações, além de coordenar e providenciar o serviço de bordo e a operação em solo conforme solicitado pelo contratante. A recepção dos passageiros no check-in também é uma tarefa importante, que envolve a verificação dos documentos de viagem, emissão dos cartões de embarque e orientação dos passageiros sobre os procedimentos necessários.
Além disso, o profissional deve coletar e despachar as bagagens, assegurando que estejam devidamente etiquetadas e conciliando-as com os passageiros nos voos. Garantir o cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança é fundamental, assim como auxiliar passageiros com necessidades especiais. Monitorar os horários dos voos, comunicar qualquer alteração aos passageiros e manter as informações de voo sempre atualizadas também são tarefas cruciais.
O cumprimento das normas de segurança e regulamentações da aviação deve ser rigoroso, especialmente ao lidar com situações de contingência operacional. Também é necessário monitorar a estética, limpeza e conservação da cabine de passageiros nas aeronaves. Após os voos, é preciso consolidar a documentação e conferir o estoque das provisões de bordo, mantendo-o abastecido.
Outro aspecto importante é solicitar os serviços de empresas terceirizadas e providenciar a estrutura e os equipamentos necessários para os voos de passageiros. Por fim, garantir que todos os formulários e processos, tanto pré, durante quanto pós-voo, sejam seguidos e cumpridos é essencial para assegurar uma operação satisfatória e segura para os passageiros.