O CENTRO DO OLHO CARIOCA está localizado na região central da cidade, no Bairro de Benfica. Os serviços prestados abrangem toda a população carioca, residente da cidade. É uma unidade especializada com vistas à promoção da saúde e prevenção de doenças e acidentes, além de identificar possíveis alterações relacionadas ou não com a atividade laboral e acadêmica, bem como possibilita a prevenção e a identificação precoce de eventuais patologias e riscos em potencial para a saúde visual e qualidade de vida.
A unidade de saúde é preparada para o atendimento às mais diversas patologias do universo oftalmológico para a população da cidade do Rio de Janeiro, tais como:
- Diagnóstico e tratamento dos distúrbios da motilidade ocular, visão binocular e anomalias associadas;
- Realização de exames para correção refrativa e adaptação de lentes de contacto, bem como para análise da função visual;
- Avaliação da condução nervosa do estímulo visual e das deficiências do campo visual;
- Programação e utilização de terapêuticas específicas de recuperação e reeducação das perturbações da visão binocular e de subvisão;
- Ações de sensibilização, programas de rastreio e prevenção no âmbito da promoção e educação para a saúde.
- Realização de exames oftalmológicos diagnósticos, corretivos e periódicos com o objetivo, prioritariamente, a preservação da saúde, em função dos riscos existentes das patologias de base como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, assim como oriundas do ambiente de trabalho e educação;
**Responsabilidades e atribuições**
Fiscalizar, observar, controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas, apoiar na identificação e encaminhamento de usuários, pacientes, visitantes e médicos aos setores de destino.
Portar-se no posto de trabalho recomendado para controlar o fluxo de pessoas, materiais e bens que adentram e saem do Centro de Saúde.
Indicar aos usuários e visitantes a localização da Recepção Principal para a realização de cadastro e/ou direcionamento ao local de destino;
Desenvolver atividades delegadas pela chefia imediata;
Observar atentamente o fluxo de pessoas e de materiais e intervir quando necessário;
Manter nível constante de atenção no trabalho evitando distração, conversa desnecessária, televisores, rádios ou outros aparelhos;
Orientar o público quanto as normas e acessos às dependências do hospital.
Comunicar-se com a recepção em caso de necessidades de informações de pacientes;
Realizar as orientações ao público conforme orientação dos responsáveis;
Executar outras tarefas correlatas à área.
**Requisitos e qualificações**
Ensino Fundamental completo.
Experiência prévia na função de no mínimo 06 meses.
**Informações adicionais**
**Local de Trabalho**:; Benfica
Carga horária: 40H Semanais - segunda a sexta-feira de 11h às 20h, sábados conforme escala de trabalho.
A **SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina** é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos. 57.925, de 04/03/1966, 40.103 de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional. Toda essa gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Suas quatro superintendências - Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, **Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS)** e Educação - são gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica e notável saber.
Assim, a SPDM contribui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a universalidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvolvimento humano e social do cidadão. Para tanto, associa o melhor da tecnologia com atendimento médico de alta qualidade, respaldado por equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos