Fazer o controle de produtos e matérias-primas de uma empresa. Ele quem acompanha os materiais durante todas as etapas de recebimento, armazenamento e direcionamento para o uso, garantindo que todos os processos sejam otimizados e eficazes. Assim, é esse profissional que provê o material indispensável para que a empresa mantenha suas atividades em andamento.
O que o almoxarife faz, portanto, está basicamente ligado à gestão dos produtos e materiais utilizados pelos empreendimentos. E, para que isso aconteça, as principais atividades exercidas pelas pessoas que atuam nesse cargo são:
- conferência dos materiais que são recebidos e entregues;
- registro de todos os materiais recebidos, armazenados e direcionados para os setores em planilhas com suas respectivas documentações;
- estatísticas de consumo da empresa, considerando os materiais e os setores;
- definição dos protocolos de estoque e de fornecimento do material de consumo;
- manutenção da qualidade e da quantidade dos produtos armazenados;
- solicitação de materiais que estão em falta na empresa;
- registro do que é utilizado ou de eventuais perdas de mercadoria;
- verificação de produtos que apresentam defeitos e envio deles para conserto;
- garantia da segurança, organização e limpeza do almoxarifado.
- conferência dos materiais que são recebidos e entregues;
- registro de todos os materiais recebidos, armazenados e direcionados para os setores em planilhas com suas respectivas documentações;
- estatísticas de consumo da empresa, considerando os materiais e os setores;
- definição dos protocolos de estoque e de fornecimento do material de consumo;
- manutenção da qualidade e da quantidade dos produtos armazenados;
- solicitação de materiais que estão em falta na empresa;
- registro do que é utilizado ou de eventuais perdas de mercadoria;
- verificação de produtos que apresentam defeitos e envio deles para conserto;
- garantia da segurança, organização e limpeza do almoxarifado.