Pré-requisitos Obrigatórios: Gestão de projetos - básico.
Informática (editor de texto, planilha eletrônica, apresentações, internet, e-mail) - intermediário; Licenciamento e legislação ambiental - básico; Geoprocessamento - básico;Gestão ambiental (licenciamento, programas socio-ambientais, requisitos legais, relatórios, indicadores e monitoramentos) - básico; Gestão de pessoas - básico; Comunicação e oratória - básico; Ensino superior em Engenharia, Biologia, Geografia, Administração, Arquitetura, Economia, Sociologia e/ou Direito.
Atributos Desejáveis: · Pós-graduação em áreas afins e correlatadas, especialmente Gestão de Projetos e Licenciamento Ambiental.
Responsabilidades: Acompanhar e garantir o atendimento das exigências legais e condicionantes do licenciamento ambiental e aspectos sociais; ]Acompanhar vistorias técnicas e ambientais in loco, inspecionar a implantação de medidas visando evitar, mitigar ou compensar impactos adversos, participar de reuniões de coordenação, reuniões técnicas, reuniões com empresas contratadas e órgãos licenciadores; Acompanhar o cronograma de execução de projetos e de implantação dos programas ambientais visando assegurar o cumprimento dos requisitos legais e mandatórios para a solicitação e manutenção da Licença de Operação do empreendimento, avaliando os desvios e propondo ações; Participar de auditorias internas e externas, de qualquer natureza, no que se refere aos aspectos ambientais, prestando informações, dados e documentos necessários às mesmas, participando de inspecções in loco, respondendo quesitos e realizando entrevistas, quando demandados; Assegurar a disponibilização de licenças, autorizações e demais documentos ambientais vigentes em acervo físico e digital, disponibilizando documentos e informações às outras áreas e/ou agentes fiscalizadores; Contribuir para a redução de impactos sociais e ambientais, combatendo maus usos e desperdícios, promovendo ações de reutilização e reciclagem, atuando em situações de emergência e risco, assegurando correta gestão dos resíduos gerados; Atuar para a conscientização socioambiental dos diversos públicos envolvidos na Usina (equipe de projetos, trabalhadores e comunidade em geral) Avaliar e aprovar relatórios de não-conformidades, assegurando a investigação de suas causas e indicando as ações preventivas e corretivas necessárias; Contribuir com a gestão de riscos socioambientais, apoiando na implementação do plano de ação voltado ao constante gerenciamento e atualização de riscos; Apoiar a implantação de ações, projetos e investimentos sociais; Representar a Companhia e realizar interlocução junto as partes interssadas em nível local e regional, tais como Prefeituras, Secretarias, ONGs, Comitês Regionais, comunidades locais, associações e demais entidades da sociedade civil; Realizar a interface entre as áreas de engenharia, saúde e segurança da Companhia e das empresas contratadas com a área socioambiental, apoiando diretamente o Gerente da Usina nas demandas socioambientais; Aferir e validar boletins de medição, campanhas de campo, relatórios técnicos, relacionados às atividades socioambientais; Contribuir para o processo de lições aprendidas de projetos, efetuando registro das mesmas, adotando e aplicando as mesmas, sempre que possível, de forma corretiva e preventiva, e disseminado-as entre colegas, fornecedores, consultores de forma a compartilhar conhecimento e experiencias.