Como Analista de BI você irá atuar na transformação de dados em informações estratégicas para a empresa, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas e o alcance de melhores resultados.
Desenvolver KPIs e relatórios personalizados, analisar regras de negócio, identificar necessidades de dados e criar dashboards, além de apoiar estratégias com análises de dados e planos de ação, promovendo decisões informadas na empresa.
Responsabilidades e atribuiçõesColetar e analisar dados de diversas fontes para identificar tendências, padrões e insights relevantes para a tomada de decisões estratégicas.Estudar e aprimorar habilidades e conhecimento relacionados a dados e inteligência de negócio, acompanhando conteúdos relacionados e buscando conhecimento com aulas específicas e cursos.Desenvolver e manter painéis de controle, relatórios e dashboards para monitorar o desempenho dos negócios.Seguir o planejamento e cronograma dos projetos, executar as tarefas de acordo com a ordem e prioridade, para entregar os projetos para as demais áreas da empresa.
Colaborar com as equipes de negócios para entender suas necessidades de informação e traduzi-las em requisitos de BI.Utilizar o que tiver para elaborar análises onde possa acompanhar o engajamento dos clientes com a solução que a empresa oferece.
Garantir a integridade e a qualidade dos dados, identificando e corrigindo possíveis problemaIdentificar e executar melhorias para a área, como ferramentas, tecnologias ou metodologias, a partir de pesquisas e estudo, para trazer para empresa algumas abordagens em relação a área de Business Intelligence para que possa agregar valor e colaborar com a missão da empresa.Fornecer suporte técnico e treinamento aos usuários finais para garantir a correta utilização das ferramentas de BI.Acompanhar as tendências e avanços tecnológicos na área de BI para propor melhorias contínuas nos processos e ferramentas.Requisitos e qualificaçõesCompetências Técnicas:Gestão de projetos.
SQL e ferramentas de BI.
Extração, tratamento e modelagem de dados.
Excel.
Análise de dados e desenvolvimento de relatórios.
Metodologias ágeis e práticas de governança de dados.Competências Comportamentais: Habilidades analíticas e pensamento crítico.
Ética.
Relacionamento interpessoal.
Trabalho em equipe.
Proatividade.
Comunicação, Gestão de Conflitos, Tomada de Decisão, Visão Estratégica em nível intermediário.