Analista de Clima Para atuar no eixo estratégico de Ciência do Clima, Uso do Solo e Políticas Públicas O IMAFLORA Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Organização não Governamental sem fins lucrativos, sediada em Piracicaba (SP), está selecionando um profissional para a posição de Analista de Clima, para trabalhar no apoio e suporte à área de Ciência do Clima, Uso do Solo e Políticas Públicas.
O IMAFLORA atua na área socioambiental há mais de 25 anos, incentivando e promovendo mudanças nos setores florestal e agrícola, visando à conservação e o uso responsável dos recursos naturais e a promoção de benefícios sociais.
A Instituição nasceu sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e a uma gestão responsável dos recursos naturais.
Dessa perspectiva, o Instituto busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola; estimular o desenvolvimento local sustentável; colaborar para a elaboração e a implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer, de fato, a diferença nas regiões em que atuamos, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em outros municípios, regiões e/ou biomas do País.
Mais informações no site http://www.imaflora.org/.
A área de Ciência do Clima, pertencente ao eixo estratégico de Clima, Uso do Solo e Políticas Públicas, tem como objetivos principais: i) Aumentar a adesão de organizações dos setores agropecuário e florestal aos modelos e soluções de baixa emissão e remoção de GEE; ii) Aumentar produção e disseminação de conhecimento sobre as emissões e remoções de GEE no setor agropecuário; iii) Influenciar políticas públicas globais, nacionais e subnacionais para reduzir as emissões e remoções de GEE no setor agropecuário.
Por meio do desenvolvimento e implementação de projetos e serviços (estudos, análises, elaboração de metodologias, proposição de ferramentas, de instrumentos de política privada e pública, entre outras abordagens) a área busca acelerar a transição para uma agropecuária de baixas emissões e sistemas alimentares mais resilientes às mudanças climáticas.
Desafios: Coletar, sistematizar, tratar e analisar dados relativos às emissões e remoções de gases do efeito estufa (GEE).
Coletar, sistematizar, tratar e analisar dados de outras bases de dados (p.ex.
IBGE etc.).
Interagir com outras equipes como as de Tecnologia da Informação e Geodados para preparação e extração de dados necessários para as análises conduzidas.
Calcular emissões e remoções de GEE no âmbito de projetos e serviços da área de Clima e Emissões.
Escrever notas metodológicas, analíticas e sínteses referentes aos dados coletados e processados.
Desenvolver e/ou adaptar metodologias para cálculo e análise de emissões e remoções de gases do efeito estufa para diferentes culturas e setores da agropecuária e florestas, de acordo com sua especialidade.
Redigir relatórios e resumos executivos com os resultados dos cálculos em linguagem técnica-científica e de acordo com regras formais.
Apresentar resultados de análises para clientes em conjunto com sua supervisão imediata.
Apoiar o desenvolvimento dos procedimentos dos estudos de estimativa de GEE e aprová-los juntos aos parceiros e clientes.
Apoiar as análises de conteúdos de políticas climáticas públicas e privadas, planos setoriais e governamentais.
Identificar e desenvolver melhorias no seu escopo de atuação.
Realizar outras tarefas correlatas de acordo com solicitação de sua gestão imediata.
Participar em reuniões técnicas, quando solicitado(a), com a equipe técnica e atores-chave para execução dos projetos/serviços.
Garantir entregas de qualidade e no prazo.
Qualificações chave: Ensino Superior completo em Biologia, Gestão Ambiental, Ciências Agrárias, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e áreas afins.
Experiência sólida na temática de clima e/ou carbono com abordagens metodológicas em emissões e remoções do setor agropecuário.
Experiência em execução de análises técnica e desenvolvimento de produtos técnicos.
Inglês Intermediário (nível B2).
Capacidade de planejamento, execução e gestão de tempo.
Habilidade de trabalhar bem em equipe.
Boa comunicação oral e escrita.
Qualificações desejáveis que serão consideradas diferenciais: Experiência anterior em instituições do terceiro setor.
Mestrado ou Especialização na temática.
Conhecimento da temática metano na agropecuária.
Conhecimento geral sobre a cadeia da pecuária e cenários de emissões da cadeia pecuária.
Condições de trabalho: Contratação CLT (tempo indeterminado ou determinado).
Salário compatível com mercado e função.
Jornada de trabalho de 40h semanais.
Convênio Médico | Odontológico (familiar).
Seguro de Vida; Vale Alimentação.
Vale Transporte.
Wellhub.
Auxilio Creche.
Auxilio Educação.
Licenças Maternidade | Paternidade | Adoção estendidas.
SESC.
Day off de aniversário.
Jornada híbrida: Possibilidade para trabalhar no modelo home office três dias na semana.
Início: Março de 2025.
Processo de seleção: Os interessados devem se candidatar até o dia 10 de janeiro 2025, nessa página de seleção.
Observação: No anexo do currículo deve haver justificativa de interesse, descrição de capacidades para o trabalho e no mínimo uma referência profissional (nome, cargo, instituição, telefone e e-mail).
Valorizamos e incentivamos a diversidade em nossa equipe.