A área de Estratégia de Cobrança tem como objetivo reduzir a inadimplência com agilidade, confiabilidade, com foco na experiência e retenção de nossos clientes, contribuindo no aumento da lucratividade da Corporação. Atuando na melhoria contínua dos processos, buscando novas tecnologias que potencializem as estratégias de acionamento ao cliente, possibilitando o atingimento do objetivo.
Responsabilidades e atribuições Supervisionar o desempenho das assessorias de cobrança, garantindo que operem conforme as políticas e diretrizes da empresa. Acompanhar e gerenciar contratos, indicadores de desempenho (KPIs), SLAs e metas acordadas com as assessorias terceirizadas, identificando oportunidades de melhorias nos processos de cobrança. Acompanhar a evolução das taxas de inadimplência, propondo soluções para a maximização da recuperação. Propor ajustes e melhorias nas estratégias de cobrança adotadas pelos parceiros externos para otimizar os índices de recuperação. Desenvolver e analisar relatórios periódicos de desempenho das assessorias, avaliando taxas de sucesso, produtividade, tempo de resposta e recuperação de crédito. Contribuir na criação e implementação de políticas e estratégias de cobrança, alinhadas com as melhores práticas de mercado. Colaborar no desenvolvimento de novos modelos de recuperação, ajustando as técnicas de abordagem conforme o perfil de clientes e devedores. Monitorar o cumprimento das regulamentações aplicáveis ao processo de cobrança, garantindo a conformidade legal. Manter um relacionamento sólido e colaborativo com as assessorias de cobrança, promovendo comunicação transparente e acompanhamento contínuo. Promover reuniões periódicas com os parceiros para alinhamento de expectativas, discussão de resultados e implementação de melhorias. Identificar e propor melhorias nos processos internos e externos relacionados à cobrança, com foco na eficiência e qualidade dos serviços prestados. Sugerir e implementar inovações tecnológicas e metodologias de automação para otimizar os fluxos de cobrança e recuperação. Avaliar riscos relacionados à inadimplência e à atuação das assessorias, tomando medidas preventivas para minimizar possíveis impactos negativos. Assegurar que as assessorias sigam os padrões éticos e legais, protegendo a imagem e os interesses da empresa. Requisitos e qualificações Superior completo em Administração, Economia, Contabilidade, Direito ou áreas correlatas; Desejável Pós-Graduação e/ou MBA completo; Experiência em cobrança, preferencialmente com gestão de assessorias externas; Conhecimento avançado em estratégias de cobrança e recuperação de crédito, habilidade em análise de dados e relatórios de desempenho, familiaridade com SLAs e KPIs aplicados à cobrança, domínio de ferramentas e sistemas de gestão de cobrança; Conhecimento em regulamentações e legislações aplicáveis ao setor de cobrança e seguros; Conhecimentos em SAS e SQL (ou lógicas de programação); Conhecimento avançados em Excel e PowerPoint, e ferramentas de análise de dados (ex. Tableau ou Power BI). Informações adicionais A Porto é muito mais que uma seguradora: é um ecossistema gigante que utiliza tecnologia para criar soluções, através de quatro verticais de negócio: Porto Bank, Porto Saúde, Porto Seguro e Porto Serviço. A reputação e o reconhecimento conquistados ao longo de mais de 7 décadas reforçam o tamanho da Porto, uma empresa referência em negócios, feita para e por pessoas.
Aqui, bate no peito de 13 mil colaboradores o orgulho de fazer parte de uma organização sólida e ética, que transforma sonhos em realidades fantásticas para os nossos mais de 15,8 milhões de clientes. São mais de 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil.
O aprendizado faz parte do nosso DNA, e aqui, você terá incentivos, ferramentas e gente boa para você aprender e crescer, a cada dia, um ambiente de acolhimento e segurança, onde cada um possa ser e se orgulhar de quem se é, promovendo um espaço de respeito e vivendo de forma integral e com bem-estar, em uma empresa genuinamente humana. DIVERSIDADE & INCLUSÃO NA PORTO Aqui na Porto, valorizamos a diversidade e acreditamos que um time plural é imprescindível para o desenvolvimento de todo o nosso negócio, da sociedade, e de cada pessoa, pois entendemos que cada indivíduo é único na construção de um ambiente mais inovador e inclusivo. Juntos, trabalhamos diariamente para construirmos um espaço seguro, livre e acolhedor, com mais pluralidade e respeito. Por isso, incentivamos fortemente a inscrição de mulheres, de pessoas negras e indígenas, de pessoas com deficiência e de pessoas LGBTQIA+ em todas as nossas vagas.
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