O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de **Analista de Comunicação para atuar em nosso escritório de Brasília na iniciativa Portal Proteja**.
**Responsabilidades e atribuições**
- Apoiar a Coordenação Executiva do Proteja (CE), sob a responsabilidade do IPAM, na organização e realização eventos e produtos de comunicação do Proteja (Proteja Talks, Podcasts Proteja, etc.
), incluindo mobilização da participação de organizações e pessoas parceiras, interface com as equipes de comunicação dos parceiros, contratação e supervisão de fornecedores e prestadores de serviço, entre outros;
- Liderar o Grupo de Trabalho de Comunicação do Proteja, instância de gestão colaborativa do Proteja, com membros das organizações parceiras;
- Elaborar e executar, no âmbito do GT de Comunicação do Proteja, plano de comunicação para a iniciativa, incluindo a implementação de métricas de monitoramento de impacto;
- Liderar o desenvolvimento e realização de cursos de formação à distância de jovens comunicadores indígenas e de comunidades tradicionais, incluindo: contratação e supervisão de empresa especializada e EAD/Comunicação popular; colaboração no desenvolvimento de projeto pedagógico e elaboração de conteúdos para o curso (para multiplicadores e para alunos); acompanhamento em campo da realização de cursos para equipes de jovens multiplicadores indígenas e de comunidades tradicionais; entre outros;
- Elaborar conteúdos de comunicação para divulgação das atividades do Proteja na imprensa e mídias sociais, incluindo a postagem de conteúdos no Portal Proteja e comunicação com Parceiros Proteja;
**Requisitos e qualificações** Formação**:
- Ensino Superior Completo em Comunicação Social (Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda) ou áreas afins;
- Desejável Pós-Graduação em Jornalismo, Marketing, Comunicação Social ou áreas afins.
**Requisitos da vaga**:
- Experiência profissional comprovada;
- Domínio na comunicação em português e espanhol, com ênfase na escrita;
- Experiência comprovada de trabalho junto a povos indígenas e/ou comunidades tradicionais na Amazônia;
- Conhecimento e experiência prática na gestão e utilização de redes sociais;
- Conhecimentos em informática: pacote de aplicativos de escritório (Planilhas de cálculos, editor de textos e apresentações);
- Capacidade de gerenciar tarefas e cumprir prazos;
- Disponibilidade para viagens.
**Informações adicionais** Diferenciais**:
- Pessoa indígena ou de comunidade tradicional;
- Experiência comprovada no treinamento de pessoas em criação de conteúdos de comunicação, como por exemplo vídeos curtos para YouTube, podcasts, histórias, entre outros;
- Experiência de design gráfico;
- Experiência no terceiro setor;
- Domínio da comunicação em inglês.
**Habilidades comportamentais**:Organização, proatividade, respeito às diferenças, empatia, cooperação e trabalho em equipe.
A nossa missão é promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.