Superior completo em Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis; Pacote Office avançado; Conhecimento em sistemas ERP, Excel e ferramentas de cobrança; Conhecimento básico de finanças e contabilidade.
Realizar contato com clientes através de telefone, e-mail e WhatsApp para negociar títulos vencidos, definindo as melhores condições de recebimentos incluindo acordos, parcelamentos, prorrogações e outras condições de pagamento vantajosas tanto para a empresa quanto para o cliente Efetuar cálculos de encargos, parcelamentos e acordos, oferecendo soluções adequadas aos clientes, buscando o pagamento das dívidas de maneira amigável Acompanhar os acordos realizados com os clientes, garantindo que o pagamento seja feito conforme o combinado Registrar todas as interações com clientes no sistema de gestão de cobrança Realizar o acompanhamento de pagamentos em atraso Atualizar informações no sistema de gestão, como dados de contato, status de pagamentos e histórico de negociações Elaborar e emitir relatórios semanais e mensais sobre a evolução da cobrança e dos recebimentos para alta gestão, equipe comercial e outras áreas da cia, informando a situação da carteira e performe das ações de cobrança com sugestão de plano de ação.
Identificar padrões e causas de inadimplência e sugerir melhorias nos processos de cobrança.
Elaborar apresentações e participar de reuniões de crédito e cobrança Construir e manter um bom relacionamento com a equipe comercial e áreas de apoio, promovendo colaboração para reduzir a inadimplência de forma proativa Atuar preventivamente para evitar ou minimizar casos de inadimplência Acompanhar a evolução da Provisão para Perdas, atuando nos principais casos vencidos para mitigar impactos no resultado Realizar análises básicas de crédito e histórico de pagamento dos clientes, sugerindo medidas de controle de risco Efetuar baixas de pagamentos em sistema e efetuar conciliação bancária