Superior completo em Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Estatística.Experiência em ferramentas de análise de créditoPacote Office avançadoExperiência em Sistema Integrado, preferencialmente SAPDiferencial: Experiência no mercado de energia.Analisar o perfil de crédito dos clientes, estudando as informações financeiras (pessoais ou empresariais), como análise das demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial e DRE), histórico de pagamento, capacidade de geração de receita, comprometimento com dívidas e outros dados financeiros, incluindo analise de risco e definição de ratings.Verificar dados cadastrais, avaliando documentos fornecidos pelo cliente.Utilizar ferramentas de análise, consultando bancos de dados de bureaus de crédito, como Serasa, Boa Vista, Risk3 e outros, para verificar a pontuação de crédito e o histórico de inadimplência, identificando riscos potenciais relacionados à concessão de crédito, como alta probabilidade de inadimplência ou instabilidade financeira do cliente.Estabelecer limites de crédito, definindo o valor máximo de crédito que pode ser concedido ao cliente, com base na análise do risco e na política de crédito da empresa.Emitir pareceres e elaborar relatórios periódicos com informações sobre concessão de crédito, recomendando aprovação ou recusa de crédito com justificativas claras e detalhadas, emitindo recomendação final, avaliando sempre mudanças econômicas, setoriais e regulatórias.Identificar clientes que possam estar com dificuldades financeiras e sugerir ações preventivas ou ajustes no crédito concedido.Suporte na constituição e controle de garantias.Entender processos e desafios das áreas relacionadas à Gerência de Crédito e Cobrança, identificando, construindo e monitorando indicadores relevantes para alta gestão, sucesso do cliente, eficiência operacional, destacando os resultados de ações e metas atingidas, conduzindo reuniões e comitês de crédito e cobrança.Trabalhar em conjunto com o time comercial e demais áreas, fornecendo informações sobre a viabilidade de concessão de crédito para novos clientes e ajudando a definir estratégias com base no perfil de créditoEfetuar cobrança dos clientes inadimplentes, negociar dividas, definindo as melhores formas de recebimentos, incluindo condição para acordos, parcelamentos, prorrogações e outras condições de pagamento vantajosas tanto para a empresa quanto para o cliente.Apoiar a gestão na implantação, revisão e politicas de crédito e cobrança alinhadas com as diretrizes da empresa e as melhores práticas de mercado, identificando oportunidades de otimização dos fluxos e tecnologias que suportem o processo de crédito e cobrança.