Cuida do relacionamento entre os colaboradores, entidades de classe, como sindicatos e associações;
- Se relaciona diretamente com a contabilidade da empresa;
- Auxilia na promoção das práticas acordadas em convenções coletivas;
- Trabalha para garantir que a empresa cumpra os acordados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas e também esteja em dia com a tributação atual;
- Atua nos processos de admissão e desligamento de funcionários;
- Executa o processo de gestão e elaboração da folha de pagamento;
- Gerencia todos os benefícios oferecidos pela empresa, como convênios, vales refeição e alimentação e outros;
- Esclarece dúvidas e informa os funcionários sobre direitos e deveres;
- Responsável pelo controle do ponto eletrônico ou marcação de ponto;
- Cuida das férias dos colaboradores;
- Realiza a gestão de pessoas por meio de programas e sistemas, como é o caso do e-Social;
- Emite e faz a gestão de documentos do RH e DP.
- Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP);
- Sistema Empresa de Fundo de Garantia e Informação à Previdência Social (SEFIP).
- Possuir conhecimento de legislação trabalhista;
- Conhecer e saber utilizar as principais ferramentas e softwares de departamento pessoal;
- Entender sobre as obrigações acessórias como, por exemplo, CAGED, RAIS, SEFIP, entre outras;
- Possuir habilidades com cálculos matemáticos e análise de dados;
- Ter habilidades com informática, especialmente domínio de Excel e Word de nível intermediário a avançado;
- Conhecer os sistemas públicos que constam informações trabalhistas;
- Ter em seu currículo experiência prévia no setor de departamento pessoal e recursos humanos, em cargos de nível auxiliar e assistente;
- Ensino superior cursando ou completo em áreas como Administração e Recursos Humanos e, em alguns casos, na área Financeira.