Se você se considera uma pessoa dinâmica, curiosa, criativa e sabe ser crítica quando necessário, por favor dá uma lida na descrição dessa vaga!
Estamos com oportunidade aberta para atuar na área de **Gerenciamento de Riscos **no Banco Cooperativo Sicredi S/A.
Nosso principal propósito é orientar as decisões para assegurar a sustentabilidade do Sicredi!
Para isso, buscamos pessoa para realizar o desenvolvimento de estratégias, regras e políticas para o gerenciamento de capital e a para promover a gestão integrada de riscos através do alinhamento da governança, declaração de apetite e disseminação da cultura de riscos.
**Responsabilidades e atribuições**
Aqui você terá como principais atividades investigar, correlacionar e analisar informações em base de dados internas, buscando mensurar e monitorar a adequação de capital das Cooperativas de Crédito e do Banco.
- Calcular, monitorar e divulgar relatórios com a adequação de capital e enquadramento aos níveis de alerta e limites;
- Apurar, acompanhar e divulgar indicadores prudenciais que medem os níveis de riscos e de capital das instituições do sistema Sicredi, tais como: Índice de Basileia, Patrimônio de Referência, Ativos Ponderados pelo Risco, Índice de Imobilização e Razão de Alavancagem;
- Acompanhar e analisar os impactos de novas de regulações prudenciais e normativos legais;
- Desenvolver políticas, normas e manuais sobre estratégias, metodologias e processos de gerenciamento de riscos e de capital;
- Apoiar nos fóruns de governança relacionados ao gerenciamento de riscos e capital;
- Promover a disseminação da cultura de riscos a partir de ações de comunicação e treinamentos.
**Requisitos e qualificações**
Ter uma boa capacidade de **organização e atenção aos detalhes** é fundamental para atingir o nível de entrega esperado.
É importante para o desenvolvimento das atividades ter interesse em acompanhar o mercado financeiro e bancário, e buscar compreender os impactos que as mudanças no Sistema Financeiro Nacional podem ocasionar em uma instituição financeira.
Em nossas atividades é preciso ter uma boa **habilidade analítica **e compreensão dos** processos e regras do negócio, **sempre relacionando o negócio com as regras de risco e capital.
Para relacionar e processar as informações, utilizamos ferramentas para extrair e manipular números e bases de dados e, por isso, ter boas noções de **lógica de programação** é um grande diferencial.
SAS e SQL são linguagens que você terá bastante contato.
Ainda, dentro do contexto das atividades, é necessário transformar os dados em informações úteis para os usuários, seja em formato de relatórios gerenciais quanto em formato de documentos ou apresentações.
Portanto, junto às habilidades quantitativas, ter **boa redação** e saber trabalhar com **Excel **e** PowerPoint** é indispensável.
Nós fazemos parte de um sistema, formado por muitas e diferentes pessoas.
Por isso, é interessante que você tenha **boa comunicação** e **relacionamento**, para buscar as informações que você precisa e também #EntenderparaAtender às necessidades das nossas cooperativas e associados!
**Informações adicionais**
É importante que você esteja disponível para atuar no formato de trabalho híbrido.
Desde outubro/2021 nosso formato de trabalho se consolidou em 3 dias homeoffice e 2 dias presenciais na Sede da empresa, localizada na Av.
Assis Brasil, 3940, São Sebastião, Porto Alegre/RS.
- Posições de Tecnologia da Informação voltadas a Desenvolvimento, Qualidade e UX (Experiência do Usuário) temos habilitação com contrato 100% remoto.
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**Nosso pacote de benefícios inclui**:
Vale Refeição;
Vale Alimentação;
Vale Transporte (para atuação híbrida);
Assistência Médica;
Assistência Odontológica;
Seguro de Vida;
Previdência Privada;
Auxílio Creche, Babá ou Filho Especial;
Participação dos Resultados.