Formação superior em andamento ou concluída em Administração, Contabilidade ou Economia.
Excel, PowerPoint, Técnicas de Negociação, Conhecimento SAP, Risco de Crédito, Avaliação de Rating, Análise de Balanço.
Idiomas: Inglês Avançado ou Fluente.
Experiência mínima de 6 anos na área financeira, incluindo análise de crédito, políticas de crédito, cobrança e risco de crédito, preferencialmente em empresas de grande porte e setores diversos como financeiro, varejo, serviços e industrial.
Perfil dinâmico e analítico.
Vaga: Analista de Gestão Financeira Sr com foco em Crédito Responsável por avaliar a capacidade de crédito de clientes, conduzindo análises financeiras detalhadas e revisando indicadores econômicos e de mercado.
Realiza pesquisas sobre a saúde financeira de clientes, examina históricos de pagamento e interpreta relatórios de crédito, visando minimizar riscos de inadimplência.
Colabora com áreas internas para estabelecer limites de crédito e definir condições de pagamento adequadas.
Realiza a avaliação da saúde financeira dos clientes e verifica a adequação de garantias oferecidas, como cartas de crédito, seguros de crédito e garantias bancárias, para mitigar riscos de inadimplência.
Efetuar análises de crédito de acordo com as normas e políticas de concessão de crédito, com base em demonstrações financeiras, informações de mercado (bureaux de crédito) e comportamento interno de clientes.
Manter contato com a área comercial para solicitar documentação necessária (Balanço, CNPJ e etc) e esclarecimentos a respeito dos demonstrativos financeiros.
Controlar vencimento dos limites de crédito, efetuar prorrogações de LC quando necessário mediante análise.
Responsável pela confecção dos indicadores, e apresentação dos resultados obtidos avaliando os indicadores operacionais e estratégicos.
Avaliar a carteira de clientes juntamente com os pedidos pendentes de liberação buscando alternativas e ações em conjunto com as áreas comercial, industrial e outras relacionadas visando a fluidez do receitamento.
Gestão dos pedidos bloqueados avaliando o cenário atual (Avaliação de mercado/ Histórico do cliente/ Canal e etc), definindo a liberação ou o bloqueio do pedido, com base nas premissas estabelecidas nas normas, políticas de concessão de crédito, técnicas de gestão de crédito e ou tomada de decisão estratégica.
Manter controle dos limites de crédito concedidos para os clientes e viabilizar a formalização de garantias de crédito mediante contato com a área comercial e clientes.
Desenvolver ferramentas para a implementação de classificação de crédito - rating através de informação interna e externa aprimorando grau de avaliação de crédito de clientes.
Responsável pela atualização e revisão da política de crédito vigente (Gestor de Crédito/ Serasa e outros) atuando na implementação de melhorias e controles embasado em melhores práticas de mercado.
Implementar ações que melhorem a qualidade do ciclo de crédito, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e táticas (benchmarking/ Implementação de novos processos/ controles/ ferramentas e outros).
Liderar a absorção de novas atividades/demandas, desenhar fluxos, mapear riscos e oportunidades.
Participação no fórum de Comissão de Crédito avaliando a carteira de clientes juntamente com o time de cobrança e área de negócios; Responsável pela Interação entre áreas para a melhor Gestão dos Créditos Concedidos (BMU/ Industrial/ Cobrança e outros); Atuar na liderança técnica, no suporte, direcionamento e monitoramento das atividades operacionais junto a empresa parceira; Liderança técnica e suporte à equipe e cia nas atividades operacionais.
Atendimento auditoria interna e externa mediante a apresentação de documentação solicitada e etc.
Controle e elaboração de relatórios gerenciais e fechamento financeiro e contábil.
Responsável pela confecção e apresentação de indicadores operacionais e estratégicos.
Gestão de pagamentos (PTP) realizados pelo CSC, incluindo suporte e monitoramento dos entregáveis.
Gestão estratégica de indicadores de performance de atividades executadas pelo CSC (PTP).
Participação em projetos de implementação de melhorias sistêmicas e operacionais.
Gestão de BID de processos relacionados à gestão financeira.
Responsável pela implementação e revisão de políticas e procedimentos.
Atendimento a clientes internos e suporte a equipe operacional.
Facilitação na solução de problemas e suporte em auditorias internas e externas.