Responsável por fornecer suporte e orientação na implementação de práticas de governança de tecnologia da informação (TI) nas organizações. Esse profissional desempenha um papel fundamental na garantia de que os processos e políticas de governança estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, bem como com as melhores práticas do mercado. O Analista de Governança em TI trabalha em estreita colaboração com as equipes de TI e as partes interessadas para melhorar a eficiência operacional, a segurança da informação e a conformidade regulatória
**Responsabilidades e atribuições** Principais Responsabilidades**:
- Desenvolver e implementar políticas, diretrizes e procedimentos de governança de TI.
- Participar do desenvolvimento e manutenção do framework de governança de TI.
- Realizar avaliações periódicas para garantir o cumprimento das políticas e diretrizes estabelecidas.
- Identificar e analisar riscos relacionados à governança de TI e propor medidas de mitigação.
- Colaborar com as áreas de negócios e de TI para alinhar as estratégias e objetivos organizacionais.
- Monitorar e reportar o desempenho dos processos de governança de TI.
- Fornecer orientação e treinamento sobre melhores práticas de governança de TI.
- Participar de auditorias internas e externas relacionadas à governança de TI.
- Acompanhar as tendências do mercado e as mudanças regulatórias para garantir a conformidade.
- Promover a conscientização sobre a importância da governança de TI em toda a organização.
- Gestão de ativos de hardware e software
- Gestão de conformidade do ambiente
- Suporte ao processo de incidentes, requisições, problemas e mudança (ITIL)
- Ticket management
- Gestão de campanhas e treinamentos online de segurança da informação
- Criação e manutenção de normas e políticas
- Identificar, planejar e implementar mudanças nos recursos, mapeando processos e procedimentos, a fim de garantir o controle das práticas de governança, otimização e segurança dos recursos e alinhamento aos negócios da empresa.
- Realizar outras atividades correlatas.
**Requisitos e qualificações**
Nível Superior em andamento preferencialmente em **Tecnologia da Informação (TI) **ou áreas afins.
Certificações relevantes, como CGEIT, COBIT, ITIL, são desejáveis.
**Informações adicionais**
Experiência comprovada em governança de TI, com conhecimento em frameworks como COBIT, ITIL ou ISO 27001
Conhecimento em regulamentações e normas relacionadas à governança de TI.
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