Analista De Importação

Detalhes da Vaga

Conduzir e executar os processos de importação e exportação de produtos com maior ou

menor grau de complexidade com destreza e agilidade, executar os processos de uma forma

simplificada e eficaz.

**ATIVIDADES**:
1. Realizar análise dos documentos instrutivos da importação, encaminhados pelo exportador

ou cliente, conforme regulamento aduaneiro, com o intuito de prevenir multas e garantir a

agilidade dos processos.

2. Contatar os clientes ou exportadores no caso de erros dos documentos instrutivos para

Comercial) para verificar se atende ao disposto no Regulamento Aduaneiro.

3. Verificar qual é a NCM do produto solicitado pelo cliente e seu tratamento administrativo,

com base nos documentos dos clientes e Legislação Aduaneira através de sistema

específico, emitir LI prévio se necessário, lançar informações no sistema e imprimir

documentos para arquivo físico no processo.

4. Consultar quais impostos incidem nos produtos a serem importados com base na NCM e

verificar a incidência de dumping ou enquadramento em ex-tarifários/destaques ou qualquer

agravante ou atenuante.

5. Orientar o importador ou transportador internacional que a mercadoria não pode ser

embarcada/carregada sem a autorização prévia do despachante quando necessário.

6. Em operação por conta e ordem, verificar se existe a vinculação na RFB.

7. Verificar a modalidade de pagamento na fatura Comercial. Em caso de câmbio antecipado,

solicitar ao importador de imediato.

encaminhá-la para o cliente para aprovação.

9. Após o aceite do frete, informar os dados do exportador ao Agente de Carga ou Armador

para programar a coleta da carga. Passar os dados do agente na origem para o importador

avisar o exportador.

10. Dar autorização de embarque ao exportador ou agente de carga.

11. Receber do agente de carga ou armador o Draft do conhecimento com todos os dados dos

itens carregados juntamente com o recebimento da Invoice final do exportador para

aprovação final.

13. Acompanhar o transit time da carga via contato com o agente de carga ou Tracking pelo

número do container e previsão de chegada dos itens importados no Brasil.

14. Solicitar a anuência no caso de licenças (LI) posteriores ao embarque nos órgãos

competentes/anuentes.

15. Atualizar no sistema (ERP - NARWAL) as informações dos processos para fins de registro

da DI, dados contidos nos documentos instrutivos do despacho, tais como: (invoice,

packing, C.O e conhecimento de transporte).

16. Solicitar ao importador (cliente) a documentação física original do processo nos casos

marítimo que não seguem com a carga.

17. Verificar se o importador possui os devidos cadastros junto aos órgãos anuentes e

intervenientes do porto de destino da carga, no caso de importação própria.

18. No caso de importação própria, providenciar junto ao cliente e banco, autorização para

débito da operação (AFRMM, impostos, etc), caso o débito ocorra na conta ATIVO solicitar

previamente o cadastro para o financeiro ATIVO.

via comunicação verbal, o Registro da DI no SISCOMEX. Após autorização e recebimento

do numerário, registrar a D.I.

20. Verificar, após o registro da DI e a parametrização, em qual canal a mercadoria foi

classificada (Canal verde, amarelo e vermelho).

21. Tomar as devidas providências conforme tramites na Receita Federal, em caso de canal

diferente de verde. Acompanhar a conferencia física da carga junto a ANVISA, RFB e demais

órgãos.

22. Efetuar o pagamento do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM)

em site, lançar no sistema interno e repassar ao financeiro para vincular ao processo.

23. Solicitar os valores e taxas de conversão das despesas de frete/THC ao agente de

carga/armador e solicitar o pagamento ao Departamento Financeiro.

24. Receber o comprovante de pagamento das despesas de fretes do Departamento Financeiro

25. Verificar o regime tributário do cliente para emitir a guia de recolhimento do ICMS e declarar
- pagamento no SISCOMEX.

26. Verificar se a Declaração de Importação (DI) já desembaraçou no SISCOMEX.

27. Solicitar para o cliente os dados do transportador, local e data de entrega da mercadoria,

após emissão da DI.

28. Solicitar o valor das despesas de armazenagem e solicitar o pagamento ao Financeiro.

29. Receber do Departamento Financeiro o recibo de pagamento da armazenagem via sistema

e para que seja possível programar o carregamento.

30. Preencher no NARWAL os dados (datas) referente ao desembaraço e ao carregamento da

mercadoria.

31. Receber toda a documentação original, anexar ao processo e entregá-lo ao financeiro para

fechamento.

32. Acompanhar e orientar os trabalhos executados pelos Assistentes e Auxiliares;
33. Zelar pela organização do ambiente de trabalho e destino dos impressos gerados no

sistema;
34. Prestar esclarecimento de informações aos outros departamentos da empresa e a

coordenação ass


Salário Nominal: A acordar

Fonte: Whatjobs_Ppc

Função de trabalho:

Requisitos

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