Conduzir e executar os processos de importação e exportação de produtos com maior ou
menor grau de complexidade com destreza e agilidade, executar os processos de uma forma
simplificada e eficaz.
**ATIVIDADES**:
1. Realizar análise dos documentos instrutivos da importação, encaminhados pelo exportador
ou cliente, conforme regulamento aduaneiro, com o intuito de prevenir multas e garantir a
agilidade dos processos.
2. Contatar os clientes ou exportadores no caso de erros dos documentos instrutivos para
Comercial) para verificar se atende ao disposto no Regulamento Aduaneiro.
3. Verificar qual é a NCM do produto solicitado pelo cliente e seu tratamento administrativo,
com base nos documentos dos clientes e Legislação Aduaneira através de sistema
específico, emitir LI prévio se necessário, lançar informações no sistema e imprimir
documentos para arquivo físico no processo.
4. Consultar quais impostos incidem nos produtos a serem importados com base na NCM e
verificar a incidência de dumping ou enquadramento em ex-tarifários/destaques ou qualquer
agravante ou atenuante.
5. Orientar o importador ou transportador internacional que a mercadoria não pode ser
embarcada/carregada sem a autorização prévia do despachante quando necessário.
6. Em operação por conta e ordem, verificar se existe a vinculação na RFB.
7. Verificar a modalidade de pagamento na fatura Comercial. Em caso de câmbio antecipado,
solicitar ao importador de imediato.
encaminhá-la para o cliente para aprovação.
9. Após o aceite do frete, informar os dados do exportador ao Agente de Carga ou Armador
para programar a coleta da carga. Passar os dados do agente na origem para o importador
avisar o exportador.
10. Dar autorização de embarque ao exportador ou agente de carga.
11. Receber do agente de carga ou armador o Draft do conhecimento com todos os dados dos
itens carregados juntamente com o recebimento da Invoice final do exportador para
aprovação final.
13. Acompanhar o transit time da carga via contato com o agente de carga ou Tracking pelo
número do container e previsão de chegada dos itens importados no Brasil.
14. Solicitar a anuência no caso de licenças (LI) posteriores ao embarque nos órgãos
competentes/anuentes.
15. Atualizar no sistema (ERP - NARWAL) as informações dos processos para fins de registro
da DI, dados contidos nos documentos instrutivos do despacho, tais como: (invoice,
packing, C.O e conhecimento de transporte).
16. Solicitar ao importador (cliente) a documentação física original do processo nos casos
marítimo que não seguem com a carga.
17. Verificar se o importador possui os devidos cadastros junto aos órgãos anuentes e
intervenientes do porto de destino da carga, no caso de importação própria.
18. No caso de importação própria, providenciar junto ao cliente e banco, autorização para
débito da operação (AFRMM, impostos, etc), caso o débito ocorra na conta ATIVO solicitar
previamente o cadastro para o financeiro ATIVO.
via comunicação verbal, o Registro da DI no SISCOMEX. Após autorização e recebimento
do numerário, registrar a D.I.
20. Verificar, após o registro da DI e a parametrização, em qual canal a mercadoria foi
classificada (Canal verde, amarelo e vermelho).
21. Tomar as devidas providências conforme tramites na Receita Federal, em caso de canal
diferente de verde. Acompanhar a conferencia física da carga junto a ANVISA, RFB e demais
órgãos.
22. Efetuar o pagamento do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM)
em site, lançar no sistema interno e repassar ao financeiro para vincular ao processo.
23. Solicitar os valores e taxas de conversão das despesas de frete/THC ao agente de
carga/armador e solicitar o pagamento ao Departamento Financeiro.
24. Receber o comprovante de pagamento das despesas de fretes do Departamento Financeiro
25. Verificar o regime tributário do cliente para emitir a guia de recolhimento do ICMS e declarar
- pagamento no SISCOMEX.
26. Verificar se a Declaração de Importação (DI) já desembaraçou no SISCOMEX.
27. Solicitar para o cliente os dados do transportador, local e data de entrega da mercadoria,
após emissão da DI.
28. Solicitar o valor das despesas de armazenagem e solicitar o pagamento ao Financeiro.
29. Receber do Departamento Financeiro o recibo de pagamento da armazenagem via sistema
e para que seja possível programar o carregamento.
30. Preencher no NARWAL os dados (datas) referente ao desembaraço e ao carregamento da
mercadoria.
31. Receber toda a documentação original, anexar ao processo e entregá-lo ao financeiro para
fechamento.
32. Acompanhar e orientar os trabalhos executados pelos Assistentes e Auxiliares;
33. Zelar pela organização do ambiente de trabalho e destino dos impressos gerados no
sistema;
34. Prestar esclarecimento de informações aos outros departamentos da empresa e a
coordenação ass