Elabora estratégia no desenvolvimento de materiais promocionais e campanhas em mídia online e offline. Realiza pesquisas de mercado e analisa comportamento do consumidor para atender as necessidades dos clientes e criar novos produtos ou serviços.
- Desenvolve estudos mercadológicos para o lançamento de novos produtos, apoiando o gestor com informações para redirecionamento da estratégia de negócios da empresa ou visibilidade da marca visando melhorar seu desempenho comercial.
- Realiza ou consultas pesquisas de mercado, informa-se através de relatórios da área de vendas ou clientes, observa o comportamento dos concorrentes, acessa bibliografia e artigos especializados, mantém contatos diversos, etc. levantando informações para formular e subsidiar novas políticas a serem apreciadas pelo superior e pares da área de vendas.
- Planeja junto com gestor atividades para promoção e divulgação dos produtos e imagem da empresa visando reforçar ou ampliar seu posicionamento no mercado.
- Atua na organização de feiras e exposições, ações de propaganda (folders, catálogos, etc.), desenho de embalagens, criação de textos e imagens publicitárias bem como orça e negocia valores referentes às despesas de eventos, submetendo os projetos ao superior, para aprovação.
- Atende ou orienta o encaminhamento/acesso a Representantes, clientes internos e externos e fornecedores de material promocional para divulgação da imagem e negócios da empresa, como: logotipos, catálogos, fotos, etc.
- Atua ou orienta a criação ou manutenção do site da empresa na Internet abrangendo a inserção de notícias, fotos e mensagens, design da página, etc. visando divulgar sua imagem.
- Periodicamente prepara relatórios e mapas demonstrativos sobre o desempenho da área para análise e tomada de decisão do superior.
- Participa de reuniões com as demais áreas da empresa expondo resultados, planos de ação, necessidade de recursos e apoio, elaboração do budget, etc. visando atingir melhores resultados no seu campo de atuação.
- Participa da criação de novas peças, visando atender as necessidades da empresa, bem como de divulgação de lançamentos junto aos consumidores.
- Informa-se sobre os novos projetos para antecipar o desenvolvimento de material publicitário, estudos para o seu lançamento e outros.