DescritivoO analista de marketing será responsável por planejar, criar e otimizar conteúdos que alinhem a estratégia de comunicação da empresa com os interesses do público-alvo. Desenvolve materiais como posts em redes sociais, blogs, e-books, e-mail marketing e outros formatos digitais e offline. Além disso, acompanha métricas de desempenho para identificar a eficácia dos conteúdos, ajustando estratégias conforme necessário para maximizar engajamento, geração de leads e conversões. Trabalha em colaboração com equipes de vendas e customer success para garantir consistência na mensagem e na identidade da marca, o alinhamento estratégico entre as áreas e as melhores práticas de comunicação interna e externa.Atividades e ResponsabilidadesPlanejar e criar conteúdos para blogs, redes sociais, e-mail marketing, sites e materiais offline;Desenvolver conteúdos para apresentações comerciais e comunicações institucionais;Realizar pesquisas de palavras-chave e identificar oportunidades de conteúdo;Analisar o desempenho dos conteúdos por meio de métricas e KPIs;Desenvolver e implementar calendários editoriais;Colaborar com designers e outros profissionais para criar conteúdos visuais;Revisar e editar materiais para garantir qualidade e consistência de linguagem;Adaptar conteúdos para diferentes públicos-alvo e canais;Analisar campanhas de marketing de conteúdo para aumentar o engajamento e a conversão;Organização de eventos;Dar suporte em atividades de comunicação interna (endomarketing).Experiência ProfissionalExperiência de atuação na área de marketing;Familiaridade com marketing e vendas B2B, especialmente em empresas SaaS;Experiência prévia em marketing em uma empresa do Agronegócio é um diferencial.Habilidades EsperadasTécnicas:Habilidade em copywriting e storytelling;Domínio de técnicas de marketing de conteúdo e inbound marketing;Proficiência em ferramentas CRM e sistemas de automação de marketing;Familiaridade com plataformas de redes sociais e suas métricas;Conhecimento e análise de dados e ferramentas de BI (como Power BI) é um diferencial;Conhecimento básico de design gráfico (Canva, Adobe Creative Suite) é um diferencial.Analíticas:Capacidade de analisar dados para identificar tendências e insights em campanhas, conteúdos e similares;Forte entendimento de métricas de desempenho e KPIs relacionados a Vendas, Marketing e retenção de clientes;Tomada de decisões baseada em dados;Análise de concorrência e benchmarking.Interpessoais:Excelente comunicação oral e escrita, sendo capaz de transmitir informações de forma clara e eficaz entre diferentes departamentos e níveis hierárquicos, bem como para clientes e leads;Habilidade de trabalhar em equipe, facilitando a cooperação entre vendas, marketing, customer success para atingir objetivos comuns;Organização e gestão de tempo para lidar com múltiplas tarefas e cumprir prazos de entrega;Criatividade para desenvolver conteúdos atrativos e relevantes;Capacidade de resolver problemas de forma proativa;Flexibilidade para se adaptar a mudanças rápidas;Atenção aos detalhes e à qualidade de textos e materiais;Habilidade de trabalhar sob pressão e com prazos curtos;Proatividade na busca por novas ideias e formatos de conteúdo;Curiosidade e desejo de aprender sobre novos temas e tendências de marketing digital.Conhecimentos EspecíficosCopywriting e storytelling: criação de materiais persuasivos e envolventes que conectam com o público-alvo;Marketing de conteúdo e inbound marketing: Estratégias para atrair, engajar e converter leads por meio de conteúdos relevantes;Branding: entendimento sobre branding, tom de voz, identidade visual etc;ABM: desenvolvimento de materiais com foco em estratégias de account-based marketing;Nutrição de leads e régua de conteúdo;Entendimento das melhores práticas em alinhamento de processos de Vendas, Marketing e operações de Customer Success;Essencial:Ensino Superior em Midialogia, Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Relações Públicas, Administração, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental ou áreas correlatas;Conhecimento de técnicas de marketing e vendas B2B;Experiência com pacote office e desenvolvimento de peças de comunicação;Familiaridade com ferramentas de CRM, como HubSpot;Perfil analítico e criativo, com atenção a detalhes;Facilidade em trabalhar em equipe;Inglês a partir do intermediário;Copywriting.Diferencial:Espanhol a partir do intermediário;Experiência prévia em marketing em uma empresa do Agronegócio;Conhecimento técnico em agricultura e sustentabilidade;Capacidade em execução de criativos;Familiaridade com ferramentas de marketing digital (Google Analytics e Search Console, Ads, SEO, CRM, etc.)
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