REQUISITOS E QUALIFICAÇÕESpré-requisitos:Graduação completa em Estatística, Administração, Economia e/ou áreas correlatas;Pacote Office;Vivências na área de análise de mercado.Habilidades de comunicação e trabalho em equipeFortes habilidades analíticas e capacidade de interpretar dados para tomar decisões estratégicas e táticasAdaptável e flexível com mudanças de cursoDomínio avançado de ferramentas como Excel e ferramentas de BI (Tableau/Power BI)Capacidade de comunicação e storytelling com dadosConhecimento intermediário/avançado de consultas em data lakeConhecimento CRM (Salesforce)RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕEScomo será o seu dia a dia?Construção de materiais executivosDefinir KPIs apropriados e acompanhar a execução comercial, gerando análises de impacto.Mapear jornadas comerciais, identificar oportunidades e governar melhorias.Colaborar com equipes interfuncionais para desenvolver estratégias de vendas eficazes.Monitorar e otimizar processos de vendas para aumentar a eficiência e produtividade.Apoiar o playbook comercialAcompanhamento de mercado e tendências: mapear movimentos da concorrência e de mercado de forma tempestiva, conduzindo a criação de reportes executivos sobre o cenário competitivo e evolução dos setores em que o Ipiranga atua.Construção de estudos estratégicos: propor e conduzir o desenvolvimento de análises a partir de fontes externas e dos dados internos, transformando essas informações em apresentações e dashboards com insights e recomendações para a liderança e unidades de negócio.Interagir e trabalhar em conjunto com as áreas de negócios da Ipiranga, identificando necessidades de análises e apoiando os times com informações de concorrência e mercado.Assegurar o follow-up dos planos de ação conforme calendarização;