**Descrição**:
**É possível transformar o mundo?
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**Com o Sicoob, Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil, essa mudança é diária, real e tem explicação**:o cooperativismo**!
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**Afinal, ninguém muda o mundo sozinho, por isso, a contribuição de todos faz a diferença.
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**Aqui, nosso propósito é conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.
**E nossa missão é proporcionar soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação.
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**Você pode fazer parte desse propósito e contribuir, diariamente, com a nossa missão.
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A área de **Prevenção e Combate a Fraudes** está com uma oportunidade para** Analista de Prevenção a Fraudes Pleno.
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A área de Prevenção a Fraudes é responsável por garantir a manutenção dos índices de fraude nos patamares definidos pelas entidades reguladoras e normativas, através da implementação e monitoramento de regras gerenciadas nos sistemas de prevenção a fraudes e nos autorizadores das transações, suportando o negócio de meios eletrônicos de pagamento.
O analista é responsável por apoiar as atividades que envolvem o planejamento e organização de ações voltadas para prevenção de fraudes e golpes, visando a minimizar perdas financeiras para o Sicoob, agregando valor para as cooperativas e melhorando a experiência do cooperado.
Então, se você é uma pessoa **organizada, franca, tem habilidade de comunicação oral e escrita, habilidade em análise de indicadores, visão sistêmica e raciocínio lógico apurado**, esta vaga pode ser para você.
Além das habilidades descritas, o setor precisa de uma pessoa com** ensino superior completo nas áreas de Administração, Matemática, Economia, Informática ou Engenharia**.
**É importante destacar que o profissional realizará as seguintes atividades**:
- Aprimorar as ações que contribuem para a redução de perdas financeiras decorrentes de golpes e fraudes documentais ou eletrônicas, mediante estudo e implementação de melhorias contínuas no aprimoramento de regras preventivas e melhores práticas em prevenção a fraudes;
- Contribuir com a prevenção de fraudes em grande escala, por meio da análise ocorrências identificadas em informações extraídas dos sistemas de prevenção ou repassadas pelas cooperativas, para cenários que indicam fraudes expressivas, com comprometimento massivo de contas ou centralização em uma mesma região, identificando o "modus operandi" e adotando medidas de prevenção para conter as ações fraudulentas;
- Apoiar a elaboração de relatórios e indicadores de prevenção para apresentação aos executivos e dirigentes do sistema, por meio de apresentações, dashboards e relatórios técnicos, construídos com base nas informações extraídas dos diversos sistemas relacionados com a prevenção;
- Atender incidentes e melhorias cujo tratamento demanda atuação conjunta com parceiros e empresas terceiras, mediante análise de temas que demandam abertura de projeto ou pedidos mais complexos de correções sistêmicas, realizando reuniões técnicas com players de mercado para alinhamento de ações e acompanhamento da condução de cada etapa;
- Contribuir com a execução de tarefas para a entrega de projetos estratégicos, por meio da execução de atividades endereçadas pelos responsáveis dos projetos, apoiando na construção de processos de prevenção que garantam a sustentabilidade dos produtos do Sicoob, auxiliando nas etapas de testes e validações necessários para a entrega dos projetos de maneira adequada;
- Confeccionar relatórios investigativos para a apresentação de dossiês técnicos, por meio de investigação de cenários de fraude com alto grau de complexidade, realizando contato com agentes envolvidos na análise, apurando informações necessária e produzindo relatório com detalhamento e ações necessárias para apresentação à diretoria;
- Aprimorar regras preventivas com impactos na experiência do usuário, por meio do acompanhamento das recusas por prevenção, administrar o falso positivo das regras preventivas, que afetam a experiência do usuário;
- Ministrar treinamentos internos e externos, apoiando as cooperativas Singulares e Centrais nas melhores práticas em prevenção a fraudes.
**Conhecimentos desejáveis**:
- Espanhol;
- Inglês;
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- Segurança Digital;
- Analisar soluções do mercado para modelos de prevenção a fraude;
- Entender os fundamentos do negócio de cartão e Adquirencia.
**Vivências/Experiências requisitadas**:
- Prevenção a Fraudes;
- Produto cartão, atividade relacionada com prevenção ou recuperação;
- Atividades mais analíticas e de controle;
- Geração de indicadores e criação de controles;
- Atendimento e relacionamento;
- Desejável ter tido experiência com controles.
**Desafios da Função**:
- Aprender e entender sobre a gestão de fraudes nos canais