**Conhecendo um pouco mais sobre a Americanas S.A.**:
A Americanas S.A. é resultado da fusão entre as Lojas Americanas e a B2W, e nosso propósito é somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas. Somos muito mais do que uma empresa de varejo: uma plataforma de inovação tecnológica com infinitas possibilidades - físicas e digitais - que tem as pessoas no centro de tudo!
**Informações sobre a área e os desafios**:
A área é responsável pelo gerenciamento de riscos e de controles internos de forma centralizada e em parceria com as demais áreas que são responsáveis pelos riscos mapeados e pelos controles internos nas atividades-chave ao longo da Cadeia de Valor. Nós mapeamentos processos e identificamos riscos sob diferentes óticas: Estratégia, Operacional, Conformidade e Reputação, além de diversos outros fatores como impactos ESG, riscos de fraude e atributos de sistemas, dados e tecnologia. Nosso trabalho consiste na avaliação periódica de processos e controles, garantindo que as transações estão corretamente registradas, integras e ajudando os times a identificar oportunidades para reduzir perdas, blindar os processos e sistemas contra fraudes ou mesmo auxiliar a Alta Gestão na priorização de temas estratégicos para o negócio com a visão do gerenciamento de riscos.
**Responsabilidades e atribuições** Nesse time, você terá a oportunidade de:
- Mapear processos das áreas de negócio, identificando e avaliando riscos nas atividades e sistemas;
- Avaliar impactos estratégicos, operacionais, de conformidade e reputacionais dos riscos, bem como suas causas, responsáveis, contas contábeis relacionadas e materialidade;
- Elaborar as narrativas dos processos mapeados, detalhando as atividades e os controles relacionados aos riscos identificados;
- Registrar as informações provenientes dos mapeamentos na Matriz de Risco e na ferramenta de gestão de riscos e controles internas da área;
- Identificar, especificar e propor novos indicadores relacionados aos riscos e controles para viabilizar a gestão contínua de riscos e controles;
- Realizar processos de walkthrough com base nas narrativas dos processos e avaliar os controles quanto ao seu desenho (teste de design de controle);
- Identificar oportunidades de melhorias e deficiências nos processos e controles mapeados, elaborando e acompanhando planos de ação para tratativa das deficiências e de ações para mitigação de riscos e vulnerabilidades;
- Gerar relatórios com resultado dos mapeamentos, avaliações e acompanhamento dos planos de ação e dos indicadores-chave de riscos e controles;
- Dar suporte às áreas de negócio no atendimento de demandas externas, elaboração de normativos e na melhoria contínua de processos.
**Requisitos e qualificações** O que esperamos de você para essa vaga**:
- Graduação Completa;
- Conhecimento em gestão de riscos (ISO31000);
- Conhecimento em gestão de controles internos (COSOII e COSOIII) e de requisitos regulatórios voltados para gestão de riscos (SOX ou diretrizes regulatórias semelhantes de outros países);
- Ter atuado com entrevistas de mapeamento de processos, elaboração de fluxogramas (BPMN), procedimentos e narrativas;
- Conhecimento em normas contábeis, como IFRS;
- Ter atuado com mapeamento, identificação e avaliação de riscos e/ou atividades de detalhamento e avaliação de controles internos;
- Ter atuado em empresas de auditoria/consultoria externa e preferencialmente em funções internas de segunda e terceira linha (Auditoria Interna, Compliance, Riscos, Controles Internos, Controladoria).
**Será um diferencial, caso você conheça:
- Conhecimento avançado em excel, power BI e/ou outras ferramentas de análise de dados;
- Conhecimento sobre funcionamento de ERPs (SAP, Oracle) e prevenção de fraudes.
**Informações adicionais** Nossos benefícios**:
- Somos adeptos ao regime e benefícios CLT, oferecemos: Vale Refeição;
- Plano de saúde Bradesco;
- Plano odontológico Amil;
- Wellhub;
- Seguro de vida;
- Fazemos nossa proposta salarial de acordo com o nosso plano de cargos e salários, sua pretensão salarial e avaliação técnica;
- Somos uma Empresa Cidadã: 180 dias de licença maternidade e 20 dias licença paternidade;
- Descontos em nossas lojas físicas, após o período de experiência;
- Meetups e eventos com muita troca de conhecimento e uma plataforma interna com diversos cursos e treinamentos;
- Allya: app que oferece descontos em quase 30 mil estabelecimentos por todo Brasil, ex: farmácia, restaurante, salão, academia, etc;
- Ambiente colaborativo: perfeito pra ensinar e aprender muito.
**Local de Trabalho**:
**Rio de Janeiro**
Com uma trajetória de 95 anos, a Americanas S.A. está presente na vida de milhões de brasileiros. Nossas +1600 lojas físicas estão distribuídas por todos os estados do Brasil, em mais de 800 cidades, levando nossos produtos e serviços a mais de 40 milhões de cli