A Análise de Sistemas de TI é fundamental para o sucesso da nossa seguradora, garantindo que nossos projetos que envolvem tecnologia sejam planejados, executados e entregues com eficiência, atendendo aos requisitos de negócios e mantendo nosso compromisso com a excelência em atendimento aos clientes internos e externos.
Esta função é responsável pelo planejamento e condução de projetos corporativos, desempenhando um papel fundamental na convergência de idéias em entregas tecnológicas excepcionais, através de soluções práticas e inovadoras, empreendendo em transformação digital, reuso, escalabilidade e integração, a fim de, exceder às expectativas de nossos clientes internos e externos e promover a conquista de objetivos e estratégias de negócios, é um papel desafiador e gratificante que fornece muita oportunidade de gerar valor a organização e desenvolvimento profissional.
**Responsabilidades e atribuições**
Estratégia & Planejamento:
- Colaborar com as partes interessadas para definir objetivos, escopo e requisitos dos projetos, criando planos detalhados para garantir a execução bem-sucedida.
- Realizar análises detalhadas dos requisitos de negócios e traduzi-los em especificações técnicas compreensíveis para o solicitante do negócio e a equipe de desenvolvimento.
- Gerar artefatos essenciais, como especificações técnicas, fluxos de processos e relatórios de status, para garantir a clareza e transparência em todos os projetos.
- Garantir que os projetos estejam em conformidade com regulamentações
- Gerenciar a execução de projetos de TI, assegurando a entrega dentro dos prazos estabelecidos.
- Definir critérios de aceitação para garantir que os projetos atendam aos padrões de qualidade e às expectativas dos clientes.
- Realizar avaliações pós-implementação para medir o sucesso dos projetos e identificar áreas de melhoria
- Fornecer informações e análises críticas que apoiem a alta administração na tomada de decisões estratégicas relacionadas à TI.
Dia a Dia Operacional:
- O dia a dia de um Analista de Projetos de Sistemas em uma seguradora é dinâmico e desafiador, com um papel fundamental na integração entre TI e a estratégia de negócios. Esse profissional assegura que a tecnologia e os processos estejam alinhados com os objetivos da empresa e as expectativas dos clientes, desempenhando um papel central no sucesso dos projetos de TI.
- Atuando no processo de coleta, analisa e documentação dos requisitos de negócios para projetos de TI, incluindo a identificação de processos existentes e a definição de requisitos detalhados orientando o desenvolvimento de sistemas para uma melhor solução que atenta os objetivos da seguradora, com base:
- Trabalho em equipe com o time do projeto garantindo a entrega bem-sucedida dos projetos e que atenda o objetivo
- Participação ativa na gestão de projetos, assegurando que os projetos sejam entregues dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.
- Fornecimento de treinamento e suporte aos usuários finais dos sistemas de TI, garantindo que eles saibam como usar as novas tecnologias de maneira eficaz.
- Manutenção do foco nas necessidades e expectativas dos clientes ao propor soluções tecnológicas de forma ágil, com a qualidade excepcional e de forma sustentável ao negócio
**Requisitos e qualificações**
Procuramos pessoas que se destacam em sua formação, que se destacam na sociedade pelas suas realizações, que se destacam pelos seus valores e vontade de trabalhar, aprender e crescer.
Necessário:
- Comunicação eficaz, tanto oral quanto escrita, para traduzir informações em termos compreensíveis para equipes técnicas e partes interessadas não técnicas.
- Conhecimento abrangente em tecnologia, incluindo sistemas de informação, desenvolvimento de software, redes, bancos de dados e segurança cibernética.
- Habilidade de identificar, documentar e priorizar requisitos de negócios.
- Proficiência em ferramentas de análise, documentação e gerenciamento de projetos, incluindo a criação precisa de requisitos, especificações técnicas e fluxos de processos.
- Compreensão de metodologias ágeis e processos de desenvolvimento de software.
- Experiência em gerenciamento de projetos.
- Familiaridade com ferramentas de análise de negócios, fluxogramas e gerenciamento de projetos.
- Conhecimento dos princípios do mercado de seguros e seus diversos ramos e áreas operacionais.
Desejado:
- Conhecimento em ERP de Seguros e seus diversos módulos e funcionalidades
- Conhecimento na áreas de seguros
- Compreensão das tendências de transformação digital na indústria de seguros.
- Conhecimento em práticas de conformidade e auditoria
- Habilidade em arquitetar soluções sistêmicas com base nas necessidades dos clientes.
- Experiência avançada em estratégia e processos de negócios, gestão de pessoas e operações de negócios.
- Gestão de requisitos, cronograma e riscos
- Conhecimentos em Diagramação/UML, como caso de uso, atividades, sequencia e arquitetura.
- Compreensão de sistemas de informação,