**Missão do Cargo**:
Responsável pelo suporte técnico através da análise, diagnóstico e solução de incidentes/problemas relacionados aos sistemas operacionais do ambiente.
**Responsabilidades e atribuições**
**Responsabilidades (maior complexidade) e Tarefas (menor complexidade)**:
- Prestar suporte técnico de nível 3 para Servidores Linux e Aplicações, identificando possíveis falhas e corrigindo-as prontamente;
- Colaborar com a equipe de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas para garantir o funcionamento ideal das aplicações;
- Executar serviços nos servidores Linux, tais como gerenciamento de discos, parametrização dos sistemas, atualização de versões dos sistemas operacionais e aplicativos, aplicação de correções e patches;
- Instalar e configurar os sistemas operacionais Linux e seus serviços bem como funcionamento em ambiente de alta disponibilidade;
- Desenvolver rotinas (scripts) voltadas à continuidade das aplicações;
- Configurar e manter em funcionamento os serviços de aplicação Web (Apache, Tomcat, Jboss);
- Diagnosticar e solucionar incidentes e problemas do ambiente operacional e respectivos componentes e serviços, funcionando em ambiente de alta disponibilidade;
- Atualizar ambientes operacionais, através da aplicação de correções eventualmente liberadas pelo fornecedor do software;
- Gerenciar o uso de recursos computacionais da plataforma de servidores, de forma integrada com a plataforma de gerência de redes, visando assegurar a disponibilidade e desempenho adequado dos referidos recursos;
- Definir e estruturar os recursos a serem acessados nos servidores (pastas, compartilhamento);
- Manter, configurar e instalar serviços de autenticação LDAP e Logs de auditoria;
- Gerenciar e aplicar patches de segurança e atualizações em ambientes Linux, garantindo a integridade e segurança dos sistemas.
- Participar de projetos, prestando informações técnicas sobre características e dimensionamento de servidores, todos seus componentes envolvidos e software que neles executam;
- Elaborar documentos técnicos versando sobre as melhores práticas para uso de recursos computacionais de servidores e plataforma computacional Linux para repasse e divulgação junto às equipes técnicas.
**Requisitos e qualificações** Formação Acadêmica**:
- Nível Superior (graduação) na área de TI, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; ou diploma de curso de graduação de nível superior em
qualquer área de formação, acompanhado de certificado de conclusão de especialização/mestrado na área de TI de, no mínimo, 360 horas/aula.
**Qualificação: Cursos & Certificações**:
- Certificação ITIL v3 Foundation ou Certificado de conclusão de curso ITIL V3, com carga horária de, no mínimo 30 horas;
**Experiência Profissional**:
- Experiência em administração, gerenciamento, implantação ou suporte em aplicações e sistemas operacionais baseados em GNU/Linux;
- Experiência em Apache, Tomcat, Jboss e WildFly;
- Conhecimentos avançados em ferramentas de containers e orquestração (como Docker, Kubernetes, etc), Integração (como Jenkins), Linguagens (como Shell e Phyton), Cloud; Conhecimentos avançados em: Sistemas Operacionais Linux, ferramentas de logs, segurança e monitoramento de serviços.
**Informações adicionais** Local: Presencial em João Pessoa/PB.