O que faz um RevOps?
Um profissional de RevOps (Revenue Operations) é responsável por alinhar e otimizar os processos de vendas, marketing, customer success, operações e financeiro para maximizar a receita da empresa.
Suas atividades incluem a implementação e manutenção de processos eficientes e escaláveis, análise de dados, e adoção de ferramentas para automação de processos e atividades.
Uma pessoa de RevOps trabalha para articular departamentos, garantindo que estejam alinhados a fim de evitar ruídos de comunicação e falhas de processo que possam causar atrasos ou ineficiências no ciclo de vendas.
O seu objetivo principal é aumentar a previsibilidade e a consistência da receita, melhorando a experiência do cliente e aumentando a eficiência operacional.
Lista de Atividades Sob a Responsabilidade do RevOps
Otimização de Processos
Fazer toda a gestão de leads no CRM, acompanhando e reportando o status, e garantindo o cumprimento de prazos entre todos os envolvidos.
Implementar e manter processos eficientes e escaláveis para as equipes de Vendas, Marketing e Customer Success com alinhamento entre Financeiro e Operações.
E garantir que os processos correspondentes às estratégias desenvolvidas por Marketing, Vendas e Customer Success estão sendo cumpridos.
Ajustar os processos conforme necessário para melhorar a eficiência operacional com foco na geração de receita.
Gestão de Ferramentas e Sistemas
Aplicar e otimizar o uso de ferramentas de CRM, automação de marketing e outras tecnologias relevantes.
Integrar sistemas e garantir que os dados fluam corretamente entre diferentes plataformas.
Análise e Relatórios
Criar e manter relatórios e dashboards para monitorar KPIs de Vendas, Marketing e Customer Success que estejam diretamente relacionados, bem como monitorar KPIs do Financeiro e Operações que impactam diretamente na Receita.
KPIs a serem monitorados por uma pessoa de RevOps junto a outras áreas: CAC (+MKT), ARR (+Sales), Total Contract Value (+Sales/CS), Win/Loss (+MKT), Churn (+Sales/CS), Renovação (+Sales/CS), LTV (+Sales/CS), Duração do Ciclo de vendas (+Sales), Duração da assinatura de contrato até o primeiro faturamento (+Financeiro)
Alinhamento Interdepartamental
Facilitar a colaboração entre as equipes de Vendas, Marketing e Customer Success para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos de receita.
Demandar reuniões regulares para revisar desempenho e ajustar estratégias conforme necessário.
Planejamento e Previsão de Receita
Participar em negociações comerciais a fim de dar suporte e agilizar o processo de produção de propostas e contratos, e posteriormente, faturamento, garantindo que não haja desalinhamento com o Financeiro.
Monitorar periodicamente a previsão de receita frente às metas estabelecidas no Business Plan e fazer o acompanhamento do faturamento junto ao financeiro.
Gestão de Dados e Qualidade
Garantir a integridade e a qualidade dos dados no CRM e outras ferramentas.
Experiência Profissional
Experiência em funções de operações de Vendas, Marketing ou Customer Success.
Familiaridade com ambientes B2B, especialmente em empresas SaaS.
Experiência anterior com contas empresariais ou grandes contas é altamente valorizada.
Habilidades
Técnicas
Proficiência em ferramentas CRM e sistemas de automação de marketing.
Conhecimento em análise de dados e ferramentas de BI (como Power BI) é um diferencial.
Habilidade para trabalhar com ferramentas de automação e integração é um diferencial.
Analíticas
Capacidade de analisar dados para identificar tendências e insights.
Forte entendimento de métricas de desempenho e KPIs relacionados a Vendas, Marketing e retenção de clientes.
Interpessoais
Excelente comunicação oral e escrita, sendo capaz de transmitir informações de forma clara e eficaz entre diferentes departamentos e níveis hierárquicos.
Habilidade de trabalhar em equipe, facilitando a cooperação entre vendas, Vendas, Marketing, Customer Success para atingir objetivos comuns.
Conhecimentos Específicos
Conhecimento em modelos de receita recorrente e métricas SaaS, como CAC (Customer Acquisition Cost), LTV (Lifetime Value), churn rate, MRR (Monthly Recurring Revenue).
Entendimento das melhores práticas em alinhamento de processos de Vendas, Marketing e operações de Customer Success.
Essencial:
Residir em Manaus - AM;
Ter ensino superior completo em em Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Administração ou áreas correlatas.
Experiência com pacote office e desenvolvimento de peças de comunicação;
Familiaridade com ferramentas de CRM, como HubSpot.
Perfil analítico e criativo, com atenção a detalhes.
Facilidade em trabalhar em equipe.
Inglês a partir do intermediário.
Diferencial:
Espanhol a partir do intermediário;
Salário e pacote de benefícios compatíveis com o mercado.
Carga Horária: 40h por semana, modelo presencial.
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