**Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS)** e Educação - são gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica e notável saber.
Assim, a SPDM contribui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a universalidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvolvimento humano e social do cidadão. Para tanto, associa o melhor da tecnologia com atendimento médico de alta qualidade, respaldado por equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bioquímicos, psicólogos, tecnólogos, assistentes sociais e dentistas, entre outros.
**O Programa de Atenção Integral à Saúde** iniciou suas atividades no ano de 2001 no município de São Paulo, se estendendo para outros municípios e estados. Desde o início de suas atividades, o **PAIS** busca, em parceria com a gestão pública, o crescimento e a consolidação dos serviços de saúde ofertados aos usuários do SUS.
**Responsabilidades e atribuições**
- Operacionalizar as ações para implantação da cultura com qualidade, sob a supervisão da Gestão imediata, com base nas diretrizes da Instituição;
- Efetuar mapeamentos de processos, gestão e desdobramento do planejamento estratégico, da missão, valores e visão institucional junto aos gestores e dos objetivos estratégicos da SPDM/PAIS;
- Operacionalizar as ações para implantação da cultura com qualidade, sob a supervisão da Gestão imediata, com base nas diretrizes da Instituição;
- Efetuar mapeamentos de processos, gestão e desdobramento do planejamento estratégico, da missão, valores e visão institucional junto aos gestores e dos objetivos estratégicos da SPDM/PAIS;
- Acompanhar o desenvolvimento dos sistemas de Gestão da Qualidade, bem como os controles internos de não-conformidades;
- Aplicar ações corretivas e preventivas e acompanhar seus resultados;
- Acompanhar e analisar os indicadores dos processos e as interações entre clientes internos e externos, comparando-os com as metas estabelecidas;
- Implantar sob orientação da Gestão Imediata as ferramentas da qualidade desenvolvidas pela Área, interagindo com os processos e mensurando o desempenho do Setor conforme fluxo estabelecido;
- Participar das reuniões com os gestores dos outros processos para levantamento de necessidades para a Gestão da Qualidade e desempenho dos processos;
- Auxiliar no acompanhamento da estrutura de Gestão da Qualidade implantada em face ao planejamento educacional e estratégico da Instituição;
- Auxiliar no fomento da cultura da qualidade a todos os processos da Instituição;
- Construir mapeamentos de processos, de riscos e demais ações junto aos gestores da Instituição;
- Comunicar-se com os órgãos externos de certificação de sistemas de gestão da qualidade, para fins de capitação de informações e alinhamentos;
- Aplicar todos os itens mencionados nos documentos normativos de sistemas de Gestão da Qualidade;
- Ministrar os cursos mencionados em planejamento da Gestão da Qualidade da Instituição;
- Realizar auditorias internas da qualidade em todos os processos em conjunto com os seus gestores;
- Auxiliar no processo de institucionalização dos manuais, procedimentos operacionais padrão e documentos da qualidade através de reuniões, palestras e assessoria direta aos processos na elaboração ou confecção destes documentos;
- Auxiliar nas ações de capacitações e melhorias contínuas em conjunto com as Áreas de Educação/Sustentabilidade e Desenvolvimento/Treinamento, enfocando a segurança e organização de todo serviço prestado aos clientes;
- Auxiliar na organização das comissões de trabalho necessárias para a gestão da qualidade e de controle de não-conformidades em todos os processos, enfocando principalmente os processos mais críticos de assistência;
- Implantar a metodologia de controle de não-conformidades, ações corretivas e preventivas, além verificação de eficácia de todas as ações implementadas juntamente com os gestores de cada processo;
- Auxiliar e direcionar auditores internos da qualidade, além da metodologia de sua aplicação e resultados;
- Efetuar analises críticas juntamente com o gestor imediato para avaliação do sistema de qualidade implantado;
- Participar e auxiliar em reunião com todos os processos para internalização da Área de Gestão da Qualidade com os clientes internos e externos;
- Realizar parcerias com os processos de sustentabilidade e ações globais de conscientização de segurança no trabalho e segurança nos processos;
- Desenvolver ações de melhoria contínua, assessorando nos demais projetos e processos em conformidade com os padrões e planejamento estabelecidos pela Instituição e Gestão local;
- Desenvolver outras atividades correlatas da Área, definindo prioridades a critér