Requisitos e Qualificações: Ensino Superior será um diferencial Conhecimentos e habilidades em pacote office e Excel intermediário Conhecimentos com cálculos e matemática financeira Conhecimentos em análise de Balanço e DRE Disponibilidade para viagens Experiência comprovada em Cobrança e recuperação de crédito Habilidades Interpessoais Clareza e Persuasão: Habilidade para comunicar-se eficazmente com empresas devedoras, explicando termos e condições de pagamento de forma clara.
Escuta Ativa: Capacidade de ouvir os devedores e adaptar as estratégias de negociação.
Negociação: Competência para negociar acordos de pagamento que sejam mutuamente benéficos, mantendo o relacionamento com o cliente.
Resolução de Conflitos: Habilidade em lidar com situações adversas e resolver conflitos de maneira profissional e ágil.
Investigativo: Habilidade de buscar informações, dados e meios de como alcançar os objetivos, ser curioso e não se conformar com a primeira informação, ser observador e analítico.
Características Pessoais Persistência e Determinação: Capacidade de seguir em frente com negociações difíceis e não se deixar abater facilmente por reações negativas.
Ética, Integridade e Transparência nos Processos: Manter práticas de cobrança éticas e respeitáveis é crucial para preservar a reputação da empresa.
Organização, Detalhismo e Gestão do Tempo: Habilidade para gerenciar múltiplas contas e tarefas simultaneamente sem perder o foco em detalhes importantes.
Responsabilidades e Atribuições Atuar na cobrança da carteira de inadimplidos.
Acompanhar os vencidos junto a área de Risco e clientes em inadimplência.
Atuar na recuperação de operações em RAT.
Fazer visita aos clientes (RAT).
Negociar operações e pagamentos de inadimplidos com base na estratégica da área de Risco.
Gerir e acompanhar os pagamentos dos clientes em recuperação de ativos.
Realizar cálculos para repactuação, CCB ou Nota Comercial.
Operar com títulos, com intuito de retenção e recuperação dos vencidos.
Atuar com cobrança e negociações junto aos clientes.
Buscar soluções e estratégias para alcançar o sucesso na recuperação de débitos.
Avaliar a situação financeira das empresas devedoras para direcionar as estratégias de cobrança.
Acompanhar regularmente as contas devedoras para garantir a recuperação dos créditos.
Ter compreensão de legislação que regem a cobrança de dívidas, como o Código de Defesa do Consumidor e outras regulamentações aplicáveis.
Familiaridade com os procedimentos legais de cobrança, incluindo ações judiciais se necessário.
Utilizar sistemas e ferramentas de gestão de crédito, plataformas de CRM para organizar e acompanhar os processos de cobrança.