Graduação em Engenharia, Ciência da Computação, Design, Educação ou áreas relacionadas.
Especialização em áreas como Robótica, Prototipagem ou Educação Tecnológica será considerada um diferencial.
Conhecimento prático de ferramentas e equipamentos de fabricação digital, como impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica (LEGO, Arduino, etc.
), eletrônica básica e softwares de design (CAD, Tinkercad, etc.).
Planejar, organizar e conduzir atividades e projetos na Sala Maker, incentivando a criatividade e a inovação entre os alunos.
Orientar os alunos na utilização de equipamentos e ferramentas tecnológicas, como impressoras 3D, kits de robótica, cortadoras a laser, e softwares de design e prototipagem.
Desenvolver e implementar oficinas, cursos e eventos relacionados a temas como robótica, programação, eletrônica e fabricação digital.
Colaborar com a equipe pedagógica para integrar o uso da Sala Maker às disciplinas tradicionais, proporcionando experiências práticas que complementem o currículo.
Garantir a segurança no uso dos equipamentos e manter o espaço Maker organizado e funcional.
Acompanhar e oferecer suporte aos alunos durante o desenvolvimento de projetos, promovendo a autonomia e o aprendizado baseado em problemas e desafios reais.
Pesquisar e introduzir novas tecnologias e metodologias que possam enriquecer as atividades da Sala Maker.
Monitorar o uso de materiais e equipamentos, sugerindo compras e manutenções quando necessário.
Participar de reuniões pedagógicas e colaborar com professores de diferentes áreas para criar atividades interdisciplinares.
Avaliar o impacto das atividades da Sala Maker no desenvolvimento das habilidades dos alunos, ajustando estratégias conforme necessário para melhorar os resultados.