**Descrição**:
Sobre a GIZ
A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa do governo alemão atuante na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, com cerca de 20.700 funcionários em todo o mundo.
A GIZ tem mais de 50 anos de experiência em uma ampla variedade de áreas, como o desenvolvimento e emprego, a energia e o meio ambiente e a manutenção da paz e da segurança.
Como empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo alemão - em particular, o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e o Ministério do Meio Ambiente (BMUV) - e outros clientes dos setores público e privado em cerca de 120 países, no alcance dos seus objetivos em cooperação internacional.
Com este objetivo, a GIZ trabalha em conjunto com seus parceiros para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis.
Sobre os Projetos
O projeto bilateral Transparência e Sustentabilidade em cadeias produtivas na Amazônia (ProTS) realiza suas ações no âmbito do Programa Biosfera para reforçar a conservação e o uso sustentável das florestas tropicais.
O projeto é financiado pelo Ministério Federal para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha e é implementado mediante a parceria entre o Governo Federal Brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a GIZ.
Visa a fortalecer a sustentabilidade e a transparência nas cadeias produtivas relevantes para a redução da pressão do desmatamento e a descarbonização da atividade agropecuária no bioma amazônico.
O projeto está estruturado para alcançar os seguintes resultados: 1.
Fortalecimento das políticas públicas de sustentabilidade e transparência nas cadeias produtivas no bioma amazônico.
2.
Implementação de mecanismos que fortaleçam a sustentabilidade e a transparência em cadeias produtivas na região piloto.
3.
Promoção da comunicação e a gestão de conhecimentos para a ampla adoção de abordagens e mecanismos de sustentabilidade e transparência nas cadeias produtivas.
A área pré-selecionada para a implementação piloto das atividades é o município de Porto Velho, em Rondônia,
abrangendo também a região Madeira Mamoré numa extensão ainda a ser definida.
A cadeia priorizada é a da pecuária, tanto para o corte quanto para a produção de leite, considerando, adicionalmente, o fortalecimento de outros produtos oriundos de sistemas agroflorestais.
O Projeto Gestão Ambiental e Territorial e Cadastro Ambiental Rural (CAR) é executado conjuntamente com o Ministério de Meio Ambiente (MMA), incluindo ações com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Observatório da Agropecuária Brasileira da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI).
O projeto CAR tem como objetivo oferecer suporte técnico para a consolidação dos instrumentos criados pelo Código Florestal (CAR, PRA), sua integração com a regularização fundiária e também com outras políticas públicas coordenadas pelo MMA, visando a proteção da vegetação nativa e a sustentabilidade das propriedades rurais.
O projeto atua prioritariamente nos Estados do Acre, Pará, Rondônia e Amazonas no apoio ao desenvolvimento de sistemas de governança, diálogo interinstitucional, integração de sistemas e na realização de intercâmbios.
Áreas de Responsabilidade
O/a colaborador/a contratado/a atuará como assessor/a técnico/a júnior para os projetos ProTS e CAR, com base em Porto Velho, Rondônia.
No ProTS desempenhará atividades de apoio para a implementação dos componentes do projeto com foco em mecanismos que fortaleçam a sustentabilidade e transparência em cadeias produtivas e no desenvolvimento de capacidades nas instituições e dos/as produtores/as locais.
No projeto CAR apoiará atividades junto à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (SEDAM-RO) no planejamento, na execução e no acompanhamento das atividades do projeto em articulação com as instituições estaduais e federais.
Principais Tarefas
O/a contratado/a desenvolverá as seguintes atividades de forma individual e/ou em equipe junto com outra/os colaboradora/es da GIZ Brasil:
a) ProTS:
- Apoiar técnica e operacionalmente às atividades de diálogo com os parceiros locais, planejamento, execução e monitoramento em conjunto com os parceiros estaduais e locais;
- Facilitar a atuação do projeto e a execução das atividades com parceiros de implementação na região piloto, incluindo o governo estadual, governos municipais, atores de governança local, órgãos de meio ambiente, agricultura, regularização fundiária e ambiental na região, atores de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), instituições de pesquisa e de ensino, empresas, cooperativas, federações de agricultura, Organizações Não Governamentais (ONG