Job description
Apoiar no processo de recuperação de crédito e na cobrança da carteira de crédito em atraso, auxiliando as Agências.
Gerar informações gerenciais para apoiar a gestão da Cooperativa no processo de recuperação de crédito.
Implementar a política sistêmica de recuperação de crédito.
Orientar na estruturação de operações de créditos.
Main responsibilities
Requer profundo conhecimento e experiência em sua disciplina.
Utiliza melhores práticas e conhecimento do negócio para aperfeiçoar produtos ou serviços.
Soluciona problemas complexos; fornece novas perspectivas sob soluções existentes.
Trabalha de maneira autônoma, sob orientação mínima e determina suas próprias prioridades de trabalho.
Atua como recurso para profissionais menos experientes; pode direcionar o trabalho de outros profissionais do time.
Explica questões difíceis e trabalha para estabelecer consenso.
Requirements and skills
Monitoramento de cobrança:
Realizar o monitoramento de cobrança da ocorrência gerencial - visão varejo, junto às agências enquadrando-as em níveis aceitáveis.
Acompanhar os casos de inadimplência das agências auxiliando, e quando necessário, participando das negociações de dívidas com associados.
Elaboração de Proposta de Crédito:
Orientar na elaboração de proposta de crédito, e quando necessário orientar na formação de processos de PCA's (Propostas de Curso Anormal) / Execução/Protesto.
Gerenciamento do recebimento de atrasos:
Direcionar as agências a identificar e gerenciar os maiores riscos em atraso afim de minimizar o impacto de despesas de PDD.
Retenção de associados:
Orientar as agências na retenção de associados com ações preventivas, afim de otimizar as recuperações de crédito, bem como a redução de custos.
Análise de informações:
Prestar suporte aos Diretores, Gerentes de Agência e Gerentes de Negócios na análise de informações geradas pela área de Informações Gerenciais no tangente a recuperação de crédito e Gestão de Carteira, através de análise, controle e acompanhamento das informações de Cobrança e Crédito, desenvolvendo, sempre que necessário, plano de ação em conjunto.
Renegociação de Crédito:
Avaliar as solicitações de renegociação de crédito que se referem à classificação nos níveis de risco, capacidade de pagamento, garantias e formalística em geral, emitindo pareceres, visando a diminuição dos níveis de risco e a elevação da segurança nas concessões de crédito.
Realizar contato direto aos associados, sempre que necessário, para efetivar a negociação de crédito.
Acompanhamento das Cobranças Judiciais:
Manter contato com os advogados para acompanhar a situação das cobranças judiciais, atuando diretamente em negociações de acordos, emitindo parecer para definição sobre a execução judicial de acordo com a régua de cobrança estabelecida nas Políticas de Crédito.
Estratégias de cobrança:
Coordenar e motivar as agências para que atinjam as Metas e Implementem as Estratégias de Cobrança.
Alinhar as ações de cobrança e crédito junto às áreas afins, como também estruturar soluções financeiras.
Gerenciamento do recebimento de atrasos:
Focar no gerenciamento de recebimento de parcelas em atraso de refinanciamento, composição de dívida e divulgar a projeção e provisão das agências, bem como as metas de orçamento fixadas às unidades, analisando as informações disponibilizadas pela área de Informações Gerenciais garantindo a aplicabilidade dos mesmos.
Additional information
Nível de formação:
Ensino Superior (concluído)
Área de formação:
Preferencialmente com formação em Direito e OAB
Experiência Profissional:
2 anos em atividades de elaboração de dossiês para a concessão de crédito na sede, agência ou experiência similar de mercado.
Habilidades e Temas de conhecimento desejáveis:
Análise de risco de crédito, Recuperação de crédito, Legislação bancária com ênfase em legislação voltada a todas as etapas do ciclo do crédito, Produtos e serviços.
#J-18808-Ljbffr