**Responsabilidades**:
O/a assessor/a técnico/a sênior será responsável pela implementação técnica e organizacional de medidas e atividades sob componente 2 (regulação e supervisão).
Ele/ela contribuirá com suas experiências e conhecimento técnico e de suporte para o fortalecimento da regulação e supervisão do setor financeiro em questões de sustentabilidade social, ambiental e climático, em parceria com o Banco Central e outras autoridades reguladoras/supervisoras e demais parceiros.
Em coordenação com a diretora do projeto, ele/ela assumirá tarefas no planejamento, implementação, controle e monitoramento do componente, incluindo tarefas de administração do componente.
PRINCIPAIS TAREFAS:
- Em coordenação com a diretora do projeto e os parceiros, realizar o planejamento e a implementação de atividades necessárias para a realização do componente;
- Assumir tarefas na gestão de componente 2, como planejamento operacional, implementação, controle, monitoramento de impacto, relatórios, gerenciamento de conhecimento);
- Fornecer assessoria técnica aos parceiros;
- Acompanhar os desenvolvimentos e discussões no nível nacional, regional e internacional sobre a temática de finanças sustentáveis e regulação/supervisão; elaborar resumos, pesquisas e análises;
- Elaborar, avaliar e revisar relatórios e conceitos técnicos;
- Gerenciar serviços de consultarias/consultores (contratação, coordenação de consultores, controle de qualidade);
- Apoiar/Organizar e implementar eventos e capacitações técnicas como webinars, workshops e treinamentos;
- Apoiar na comunicação interna e externa do projeto;
- Cooperar proativamente com os outros projetos implementados pela GIZ, e redes setoriais relacionadas a financiamento sustentável;
- Realizar outras tarefas de administração atribuíveis à função, conforme orientações do superior.
CONDIÇÕES, QUALIFICAÇÃO, EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTOS ADICIONAIS:
FORMAÇÃO:
Graduação em uma das seguintes áreas:
economia, finanças, ou áreas correlatas.
Desejável ter mestrado ou especialização em temáticas como:
Finanças sustentáveis, regulamentação prudencial e monitoramento, gestão de riscos, gestão de portfólios financeiros, política monetária, políticas públicas, desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, ciências ambientais ou climáticas, energia, ou áreas afins.
Experiência profissional, na área de regulação/supervisão do setor financeiro em ou com um banco central ou outra autoridade reguladora/supervisora.
Conhecimento e experiência profissional e/ou acadêmica comprovada em finanças sustentáveis, regulação/supervisão financeira, risco de socioambiental ou climático; dados de sustentabilidade e divulgação (recomendações do TCFD); produtos financeiros verdes/sustentáveis; gestão de carteira financeira.
Fluência no idioma português e inglês; Experiência prévia nas áreas abaixo será considerada como diferencial:
Setor público no nível federal.
Análise de riscos climáticos, ambientais ou sociais.
Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Gestão de projetos e de pessoal.
Experiência em cooperação internacional.
Conhecimento da língua alemã.
HABILIDADES DESEJADAS:
Excelente capacidade de gerenciamento, organização e networking; Excelente capacidade analítica e interdisciplinar; Excelente capacidade de comunicação (escrita, oral e interpessoal).
Modo de trabalho eficiente, bem estruturado e organizado, tanto de maneira independente quanto em equipe; focado em resultados, impactos e nos parceiros; Proatividade, iniciativa, flexibilidade e bom humor; dedicação ao trabalho para um futuro mais sustentável; Bom conhecimento de MS-Office.
Estamos em constante crescimento e sempre em busca de novos talentos!
Se você deseja fazer parte do nosso time e construir uma história de sucesso, queremos te conhecer!
Idioma:
Inglês - Fluente