1.
Receber os leads e organizá-los:
2.
O primeiro passo é receber a lista de leads e organizar a ordem em que vai ligar para eles.
3.
Ele pode fazer isso com uma planilha eletrônica ou com um software de CRM (Temos hoje o Pipeline), que é o mais indicado.
4.
Fazer uma pesquisa na internet para se preparar para contactá-los.
5.
A cada lead escolhido, o Assistente de Pré-Vendas deve fazer uma pesquisa preliminar na internet para entender melhor quem é e, assim, pensar nas melhores abordagens.
6.
Fazer o primeiro contato de apresentação.
7.
O primeiro contato é fundamental, mas se for um lead fruto de inbound marketing, possivelmente ele já conhece a empresa e pode-se iniciar uma conversa mais facilmente.
8.
A dificuldade maior é quando se tratam de chamadas para ledas que não tiveram ainda nenhum contato com a empresa (outbound sales), conhecidas como cold calls.
9.
Descobrir as características do lead.
10.
Iniciados os contatos com o lead, o analista deve usar as melhores técnicas de prospecção para tentar descobrir qual é o seu perfil.
11.
Confirmar se eleé mesmo um lead promissor.
12.
Um dos primeiros passos para determinar o perfil do lead é descobrir se ele é realmente promissor, isto é:
se tem real necessidade da solução, conta com verba para adquiri-la e é quem vai tomar a decisão de compra, entre outras características.
13.
Desenvolver afinidade entre ele e a empresa.
14.
Outro ponto fundamental a ser desenvolvido durante os contatos do analista de Pré- Vendas é desenvolver uma afinidade entre o lead e a empresa, uma predisposição em manter o relacionamento porque enxerga nela um parceiro relevante e confiável.
15.
Engajar o lead.
16.
Fazer o follow-up para conhecer e engajar cada vez mais o lead.
17.
É preciso ser paciente.
Um Analista de Pré-Vendas tem que entender que seu trabalho envolve fazer dezenas de ligações até decidir se o lead já está no ponto para ser enviado para o Representante de Vendas ou se deve ser descartado do pipeline de vendas.
18.
Agendar a reunião com o representante de vendas e apresentar os leads validados junto com a gestão.
Ter experiência na área comercial como assistente