A AVSI Brasil (www.avsi.org.br) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), constituída em 2007 para atuar com iniciativas de promoção do desenvolvimento de pessoas.
Nasceu da experiência de profissionais vinculados à Fundação AVSI (www.avsi.org), os quais tinham o desejo de poder contribuir para seu crescimento no país.
Esta estratégia permitiu que se reportasse, ao âmbito da AVSI Brasil, a motivação ideal, a riqueza curricular de colaboradores da Fundação e a experiência de projetos em diferentes áreas de atuação, trazendo, porém, o protagonismo e a responsabilidade de sujeitos brasileiros.
Cumprindo sua missão de tornar as pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária protagonistas do próprio desenvolvimento, a AVSI Brasil implementa projetos sociais construídos a partir de uma metodologia de desenvolvimento integral e solidário, com vistas à melhoria da condição de vida e alcance da autonomia.
Nos últimos anos, a Venezuela tem vivido uma forte crise, ocasionando vulnerabilidade social e um contexto de emergência humanitária que se concretiza em uma intensa migração em território brasileiro.
Em 2018, como resposta a essa demanda, o Governo Federal estruturou a Operação Acolhida cujo objetivo é garantir atendimento aos refugiados e migrantes venezuelanos.
A operação consiste em uma série de estratégias de regularização documental, imunização, acolhimento e realocação voluntária dessas pessoas, em situação de vulnerabilidade, dos municípios de Roraima para outras cidades do Brasil.
A AVSI Brasil integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana da Operação Acolhida, e neste contexto formalizou um Termo de Colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para atuar em 4 (quatro) centros de acolhida (abrigos) para refugiados e migrantes venezuelanos na cidade de Boa Vista, em Roraima.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO: O(a) Assistente de Campo reporta ao(à) Coordenador de Abrigo.
Sua atribuição é apoiar atividades gerais da gestão de abrigos, nas áreas de coordenação, proteção, registro, distribuição e logística, infraestrutura, participação comunitária, interiorização, proteção de base comunitária, dentre outras, conforme atribuição do(a) supervisor.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO: Coordenação: Apoiar o(a) coordenador(a) com a comunicação com a equipe, parceiros e comunidade.
Apoiar no preenchimento de planilhas e documentos diversos.
Distribuição e Logística: Apoiar o Assistente de Distribuição no preparo de relatórios e atualização dos sistemas de distribuição.
Apoiar na comunicação com a comunidade sobre entrega de itens alimentares e não alimentares.
Dar suporte ao Assistente de Distribuição e propor formas para aumentar o engajamento da população do abrigo e de melhorar os procedimentos de distribuição.
Apoiar o monitoramento e avaliação das distribuições, incluindo um acompanhamento pós-distribuição, com a agência responsável.
Apoiar na distribuição de itens não alimentares.
Apoiar no controle de estoque: atualização da planilha, organização do espaço físico, contagem de materiais.
Apoiar no recebimento de itens não alimentares e materiais diversos.
Participação Comunitária: Apoiar o Oficial de Participação Comunitária no acompanhamento e fortalecimento dos comitês, assembleias e outros grupos de organização comunitária.
Auxiliar na organização dos comitês da comunidade, na mobilização da população, na preparação dos espaços físicos para as reuniões, na condução das reuniões.
Apoiar nas estratégias e atividades de comunicação com a comunidade e, quando acordado com o oficial, coordenar charlas e atividades diversas.
Reforçar com a população atendida a utilização dos mecanismos existentes de feedback e reclamação.
Apoiar no engajamento da comunidade para a limpeza diária dos espaços do abrigo.
Apoiar na mobilização da comunidade nas atividades relativas a meios de vida.
Apoiar na coleta de dados para a produção de relatórios (fotografias, lista de presença etc).
Apoiar nas atividades de proteção de base comunitária.
Registro: Auxiliar o Oficial de Registro na elaboração dos registros diários para controle populacional do abrigo.
Apoiar no processo de abrigamento diário, na recepção de novos beneficiários, alocação nas RHUs, com a entrega de itens não alimentares, e com a integração no espaço do abrigo.
Apoiar na verificação e controle regular da população do abrigo.
Apoiar o Oficial de Registro no controle das carteirinhas de identificação.
Apoiar o Oficial de Registro nos fluxos de transferência e realocações entre abrigos.
Atualizar dados no ProGres (ecossistema PRIMES).
Proteção: Apoiar o Oficial de Proteção e o(a) Gestor(a) de Casos na busca ativa de casos com necessidades específicas, que necessitem de apoio individualizado.
Forma de Contratação
#J-18808-Ljbffr