CONTEXTO E DESCRIÇÃO DO PROJETO: A AVSI Brasil (www.avsibrasil.org.br) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade.
É uma organização local vinculada ao contexto internacional, por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.
Sua missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas.
Nos últimos anos, a Venezuela tem vivido uma forte crise, ocasionando vulnerabilidade social e um contexto de emergência humanitária que se concretiza em uma intensa migração em território brasileiro.
A AVSI Brasil (www.avsibrasil.com.br) trabalha em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ACNUR (https://www.acnur.org/portugues/), para apoiar na acolhida da população venezuelana no Brasil.
Cumprindo sua missão de tornar as pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária protagonistas do próprio desenvolvimento, a AVSI integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana, a Operação Acolhida.
Atualmente, em sua parceria com ACNUR, a AVSI Brasil, atua em 1 (Um) centro de acolhida (abrigo) para refugiados e migrantes venezuelanos, em 2 (duas) estruturas de recepção e serviços, além de outras iniciativas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO: O(A) Assistente de Campo (PRI-PITRIG) responde ao(à) Oficial de Registro (para registro) ou ao(a) Supervisor de Documentação (para documentação).
É responsável por apoiar as atividades de registro e (pré-)documentação no PRI-PITRIG Pacaraima RR.
Trabalha em parceria com as equipes do ACNUR no local, e em cooperação com a Força Tarefa Logística e Humanitária (FT Log Hum), Polícia Federal, agências da ONU, sociedade civil e outros parceiros da Operação Acolhida.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO: 1) Pré-documentação / documentação Responder às perguntas de solicitantes de refúgio, refugiados e migrantes sobre os procedimentos de registro do SISCONARE e do ACNUR e seus direitos e prerrogativas; Estar informado(a) sobre os fluxos do PRI-PITRIG e consultar supervisor(a) sobre possíveis alterações; Realizar sessões informativas (charlas), sobre solicitação de refúgio e residência para a população atendida no PRI; Apoiar, no PRI, na identificação primária de casos que necessitam um atendimento individualizado e/ou das equipes de proteção: Identificar pessoas com necessidades específicas de média e alta vulnerabilidade (casos de violação física e psicológica, grave condição médica, desertores, perseguidos políticos, crianças separadas ou desacompanhadas, dentre outros), para referenciamento ao atendimento de proteção; Providenciar informações sobre o atendimento individualizado que podem receber; Referenciamento (ao Unicef, etc) de famílias com crianças (0-18 anos) com necessidade de orientação na área de documentação; Realizar, no PRI, a notificação de viagem daqueles solicitantes de refúgio que estejam saindo do país (no sistema SEI); Organizar e acompanhar o fluxo de atendimento para pré-documentação / documentação, atribuindo senhas e direcionando as filas; Apoiar solicitantes de refúgio no preenchimento de formulário para SISCONARE; Preencher, no sistema SISCONARE: Solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, a partir de condução de entrevista com os solicitantes; Realizar solicitações de renovação de documentos de solicitantes de refúgio; Realizar solicitação de segunda via de documentação; Preencher, no sistema SISMIGRA, dados solicitados de reconhecidos refugiados; Realizar o processamento de desistências de solicitação de refúgio no sistema SEI; Manter-se atualizado(a) sobre os sistemas SISCONARE e SISMIGRA e eventuais atualizações; Ficar como backup do(a) Supervisor(a) de Documentação quando solicitado; Outras tarefas que possam ser atribuídas pelo(a) Supervisor(a) de Documentação, necessárias a total implementação do programa do ACNUR no local.
2) Registro Estar informado(a) sobre os fluxos do PITRIG e consultar supervisor(a) sobre possíveis alterações; Organizar o atendimento na sala de registro, com entrega de senhas, formação de filas, etc; Realizar sessões informativas (charlas) sobre o serviço oferecido na sala de registro e a importância de aceder a ele; Realizar o atendimento de pessoas, registrando dados no ProGres, Bims, Rapp, ou outras ferramentas do ecossistema PRIMES; Realizar o processo de correção de perfis cadastrados (data cleaning).