A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade.
É uma organização local vinculada ao contexto internacional, por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.
Sua missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas.
Nos últimos anos, a Venezuela tem vivido uma forte crise, ocasionando vulnerabilidade social e um contexto de emergência humanitária que se concretiza em uma intensa migração em território brasileiro.
A AVSI Brasil (www.avsibrasil.com.br) trabalha em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR (https://www.acnur.org/portugues/), para apoiar na acolhida da população venezuelana no Brasil.
Cumprindo sua missão de tornar as pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária protagonistas do próprio desenvolvimento, a AVSI integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana, a Operação Acolhida.
Atualmente, em sua parceria com ACNUR, a AVSI Brasil atua em 5 (cinco) centros de acolhida (abrigos) para refugiados e migrantes venezuelanos, em 2 (duas) estruturas de recepção e serviços, além de outras iniciativas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO:O(a) Assistente de Registro responde ao(à) Coordenador(a) de Abrigo e atua com apoio e monitoramento técnico do(a) Oficial de Registro e do(a) Oficial de Gestão de Dados.
É responsável por apoiar o registro contínuo e a gestão dos dados da população atendida no abrigo, garantindo a qualidade, consistência, precisão, veracidade e abrangência dos dados.
Trabalha para assegurar a proteção de dados e a coleta com o propósito de acesso a serviços no abrigo e/ou na Operação Acolhida.
Trabalha em parceria com as equipes do ACNUR, e em cooperação com a Força Tarefa Logística e Humanitária (FT Log Hum), agências da ONU, sociedade civil e outros parceiros da Operação Acolhida.PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO:Coletar dados e informações da população atendida que tenham propósito específico de proteção, acesso a serviços no abrigo e/ou na Operação Acolhida e que não invada a privacidade nem prejudique os informantes.Informar à população atendida a finalidade da coleta de dados e que as informações só serão compartilhadas com seu consentimento.Realizar entrevistas à população atendida para coleta de dados seguindo os princípios de comunicação empática, sensibilidade cultural, atento às necessidades específicas para fazer os encaminhamentos necessários, não expondo a pessoa a questionamentos desnecessários.Realizar o registro contínuo da população do abrigo, com atualização de dados no ProGres e masterlist, de novas entradas e saídas, bem como com atualização de informações das pessoas abrigadas.Fazer os devidos encaminhamentos de casos com necessidades específicas e/ou que precisam de atendimento individualizado à equipe de proteção no abrigo, identificados durante o registro.Apoiar os procedimentos de novos abrigamentos, o que inclui receber novos abrigados, realizar o registro contínuo com atualização de dados, fazer a alocação das famílias nas unidades habitacionais (RHUs) ou espaços familiares, encaminhar à equipe de boas-vindas do abrigo, etc.Forma de Contratação
#J-18808-Ljbffr