CONTEXTO E DESCRIÇÃO DO PROJETO: A AVSI Brasil (www.avsibrasil.org.br) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade.
É uma organização local vinculada ao contexto internacional, por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.
Sua missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas.
Nos últimos anos, a Venezuela tem vivido uma forte crise, ocasionando vulnerabilidade social e um contexto de emergência humanitária que se concretiza em uma intensa migração em território brasileiro.
A AVSI Brasil (www.avsibrasil.com.br) trabalha em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ACNUR (https://www.acnur.org/portugues/), para apoiar na acolhida da população venezuelana no Brasil.
Cumprindo sua missão de tornar as pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária protagonistas do próprio desenvolvimento, a AVSI integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana, a Operação Acolhida.
Atualmente, em sua parceria com ACNUR, a AVSI Brasil, atua em 1 (Um) centro de acolhida (abrigo) para refugiados e migrantes venezuelanos, em 2 (duas) estruturas de recepção e serviços, além de outras iniciativas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO: O (A) Assistente de registro conduzirá e orientara a equipe de Pré-documentação acerca da solicitação de refúgio e do reconhecimento de refúgio, com o objetivo de prover o maior número de informação e atendimento de qualidade.
O (A) profissional deve ser capaz de liderar estratégias para otimizar o fluxo de trabalho do PITRIG, além de trabalhar em conjunto e responder o (a) Oficial de Registro.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO: Supervisionar o desempenho da equipe nas áreas de interesse, garantindo o bom andamento das atividades; Monitorar os indicadores da área de documentação e desenvolver estratégias para otimizar os atendimentos; Acompanhar, supervisionar e oferecer suporte técnico à equipe, promovendo o bom desempenho das atividades; Fazer a gestão das equipes de documentação do PITRIG; Organizar o fluxo de trabalho e garantir que os(as) colaboradores(as) entendam e desempenhem suas atividades de forma correta; Realizar treinamentos relacionados à temática de documentação de refúgio para novos(as) colaboradores(as) e manter a equipe atualizada sobre os procedimentos; Repassar os alinhamentos da sala para o back-up em casos de férias ou descanso recuperatório, assegurando a continuidade dos serviços; Elaborar relatórios semanais com dados atualizados; Enviar relatórios diários dos atendimentos para a Oficial de Registro/Coordenação, assegurando transparência e registro; Reportar à Oficial de Registro/Coordenação sobre as atividades realizadas, desempenho da equipe e incidentes ocorridos; Reportar dificuldades e propostas para avaliação e aprovação da Oficial de Registro/Coordenação; Identificar e priorizar casos para atendimento, garantindo os princípios humanitários e o cumprimento da lei de atendimento prioritário; Apoiar na organização da população de interesse, verificando prioridades e necessidades.
Identificar problemas operacionais no atendimento e propor estratégias para melhoria; Desenvolver e implementar procedimentos para organização e classificação de documentos de atendimento, garantindo seu armazenamento e conservação adequados; Auxiliar na preparação dos espaços de trabalho, assegurando o estabelecimento de espaços de apoio e espaços seguros para atendimentos; Verificar regularmente o mobiliário da sala e garantir que o material de trabalho esteja em dia (xerox, folhas, canetas); Manter um bom relacionamento com parceiros e, em especial, com a Polícia Federal.
Acionar a Oficial de Registro/Coordenação para gestão de demandas oriundas do ACNUR ou FT; Supervisionar as sessões de informação realizadas no PITRIG; Participar de reuniões sempre que solicitado(a); Desenvolver outras atividades solicitadas pela Oficial de Registro.