O **Assistente Fiscal **é o responsável por realizar atividades relacionadas à escrituração fiscal em um escritório contábil.
Isso inclui realizar a escrituração fiscal de entradas e saídas, identificar CFOP's de entrada e saída, apurar tributos municipais, estaduais e federais; auxiliar nas obrigações acessórias, atender e orientar clientes com dúvidas na operação, recalcular guias de impostos e outras atividades relacionadas ao cargo. Além disso, o assisntente fiscal pode auxiliar na elaboração de demonstrativos financeiros e colaborar com auditorias internas e externas.
**SUAS ATIVIDADES ENVOLVEM**:
- Escriturar movimentos de entradas e saídas, de acordo com sua natureza; interpretando e indicando as CFOP's para lançamento no sistema;
- Conferir movimentos de entradas e saídas;
- Interpretar entradas e saídas para, após a escrituração, determinar a contabilização;
- Conferir e corrigir lançamentos fiscais e contabilização de impostos (ICMS, PIS, COFINS, ISS e outros);
- Interpretar documentos de entrada (NF-e, CT-e, NFS-e, NFC-e etc.), indicando as CFOP's para lançamento no sistema;
- Dar suporte no atendimento em eventos de fiscalização;
- Interpretar entradas e saídas para, após a escrituração, determinar a contabilização;
- Apurar tributos municipais, estaduais e federais; bem como análise de diferencial de alíquota e outros;
- Auxiliar no preparo e envio das obrigações acessórias;
- Interagir com outros departamentos do escritório, como tributário, contábil, societário, financeiro etc.;
- Auxiliar na realização de planejamento tributário anual para clientes;
- Atuar na determinação da classificação fiscal de novos produtos ou serviços;
- Solucionar pendências fiscais junto aos órgãos públicos;
- Contribuir com o levantamento dos balanços anuais e balancetes mensais;
**Requisitos**:
- Conhecimento em Lucro Presumido e Simples Nacional;
- Formação completa ou cursando Ciências Contábeis ou áreas afins;
- Ser comunicativo;
- Ter facilidade de aprendizado;
- Ser uma pessoa organizada;
- Ter afinidade/gostar da área contábil e de trabalhar em equipe;
- Estar disposto a novos desafios no ramo de contabilidade.
Não são requisitos, mas sim características **DESEJÁVEIS/DIFERENCIAIS**:
- Conhecimento no sistema Questor e/ou Escalasoft e/ou TOTVS Protheus;
- Experiência em escritório contábil;
- Conhecimento em Lucro Real;
- Ter conhecimento/domínio do pacote Microsoft Office;
- Ter experiência mínima de 6 meses na função em escritório de contabilidade.