O Assistente Pedagógico será responsável por apoiar na organização, execução e dinamização das atividades da Coordenação Pedagógica, promovendo um ambiente acolhedor e adequado às atividades pedagógicas, mantendo a organização acadêmica e disciplinar, garantindo a vivência dos valores e princípios da instituição junto aos professores, alunos e famílias.
**Responsabilidades e atribuições**
- Apoiar a Coordenação Pedagógica na rotina do segmento, auxiliando no atendimento aos alunos e pais;
- Organizar os documentos, planilhas, agenda em colaboração com a Coordenação pedagógica;
- Receber atestados médicos de alunos e comunicar à coordenação e aos professores;
- Contribuir para o sucesso, exatidão e agilidade do trabalho de seu nível de ensino, certificando-se de que as ações estão sendo executadas de acordo com o Projeto Político Pedagógico e as normas legais vigentes;
- Atender as exigências e necessidades da escola, cuidando e promovendo o bom andamento e a qualidade dos serviços prestados à comunidade educativa;
- Incentivar e favorecer a inovação e o desenvolvimento de uma educação evangelizadora de excelência;
- Colaborar para a efetiva da acolhida e criar situações que contribuem para a integração da família e a escola, prestando atendimento, informações e acompanhamento a alunos e familiares;
- Zelar pelo bom andamento e qualidade dos serviços prestados acompanhando e apoiando alunos, professores e familiares, bem como supervisionando a infraestrutura física e virtual promovendo o cuidado com o patrimônio da escola (material e missionário);
- Apoiar pedagogicamente os docentes de seu nível, coordenando o desenvolvimento das atividades e assessorando a interação entre professores e alunos,
- Assegurar a boa logística no processo de ensino aprendizagem de seu nível;
- Auxiliar a equipe diretiva na obtenção das metas pedagógicas e de retenção de alunos;
- Colaborar na organização e funcionamento do colégio, criando condições favoráveis à realização das atividades programadas;
- Controlar a frequência, a conduta e o desempenho escolar do aluno, comunicando aos responsáveis, quando necessário;
- Acompanhar o desenvolvimento e a vivência da missão, princípios, valores e educação Scalabriniana, por meio do testemunho e coordenação das atividades conforme plano próprio.
- Assegurar que os alunos convivam em harmonia, vivenciando os valores Scalabrinianos, estimulando o diálogo, através de atividades e momentos de integração.
**Requisitos e qualificações**
- Graduação em andamento em Pedagogia, Licenciaturas e/ou em Psicologia.
- Desejável: Graduação e Pós-graduação na área educacional.
Disponibilidade para atuar das 12:30 às 18:30 (6h diárias, 150 h mensais).
**Informações adicionais**
Fundada em 1962, a AESC tem sua origem na Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, presentes no Rio Grande do Sul desde 1915, e que aqui se estabeleceram com o propósito de acolher e cuidar, de modo particular, pessoas migrantes fragilizadas na sua condição socioeconômica e cultural, desde seus países e localidades de origem.
Hoje somos mais de 4 mil pessoas colaboradoras nos segmentos de educação, saúde e responsabilidade social.
Nossa unidade de responsabilidade social está presente na cidade de Caxias do Sul, com o Centro de Atendimento ao Migrante.
Nossas unidades de educação estão presentes nas cidades de Farroupilha, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, Colégio São Carlos, e em Santa Vitória do Palmar, Colégio São Carlos.