Um hospital 100% SUS que se destaca pela humanização.
Há quem elogie nossa estrutura de excelência, gestão inovadora e tecnologia de ponta.
E sim, tudo isso impressiona. Mas, na verdade, nosso maior diferencial é o jeito de cuidar, com foco total no paciente . A essência que nos move, corredor a corredor, leito a leito, tem como bases a gestão participativa e uma equipe totalmente comprometida.
Nós somos feitos de pessoas e corações, que se dedicam a receber, acolher e cuidar, diariamente.
Por isso, ORGULHO!
Por sermos referência para Belo Horizonte e região metropolitana e por estarmos sempre prontos e dispostos a atender, fazendo do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro o melhor lugar para receber cuidado.
Nossa estrutura O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) ocupa uma área construída de 46.000 m², com 13 andares e heliponto.
São 460 leitos, sendo 80 de CTI, e 16 salas de cirurgias.
O HMDCC tem perfil de atenção em urgência e emergência clínica, cirúrgica e AVC com atendimento referenciado e regulado pela Central de Internação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
Somos também referência para a Rede SUS-BH e para Minas Gerais no atendimento de alta complexidade nas seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.
Por ano, realizamos mais de 16 mil internações, 8 mil cirurgias, 100 mil exames de imagens e 820 mil exames laboratoriais.
Modelo pioneiro O HMDCC é resultado de uma Parceria Público Privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Concessionária ONM Health, em um modelo pioneiro no Brasil. /n 1- Graduação completa em Serviço Social; 2- Experiência mínima comprovada de 6 (seis) meses em vivência na função em hospitais.
/n Atuar com a equipe multiprofissional, contribuindo para a análise da saúde do paciente, construção de projeto terapêutico singular e de facilitação da alta hospitalar; Realizar atendimento e/ou acompanhamento social ao paciente no leito (Unidade de Internação, CTI's, AVC, UDC, HD e Ambulatório) e/ou familiares visando a identificação de demandas sociais a fim de trabalhar os determinantes sociais que afetam a saúde do paciente e sua família; Realizar atendimento/acolhimento a pacientes sem adesão a atenção básica de saúde; Auxiliar na deambulação do paciente oferendo apoio físico em atendimento fora do leito; Acompanhar o paciente para atendimentos fora do hospital, para a solicitação de documentos, cartórios e outras demandas nos casos sociais; Auxiliar no posicionamento do paciente no leito ou poltrona, oferecendo apoio físico para realização do atendimento social (anamnese social); Auxiliar na contenção física/mecânica no caso do paciente psiquiátrico quando necessário; Realizar avaliação do contexto sóciofamiliar e socioeconômico a fim identificar fatores de risco que poderão dificultar a desospitalização do paciente, traçar estratégias junto à família e a rede de serviços, visando viabilizar e agilizar processos para desospitalização por meio da conduta ética e comprometimento com o usuário e suas famílias; Prestar orientações aos pacientes, acompanhantes e/ou familiares sobre direitos, deveres, serviços e recursos institucionais, trabalhistas ou previdenciários e/ou serviços disponíveis na rede dos municípios; Realizar procedimentos legais para sepultamento de pessoa sem vínculo familiar portando documento de identidade original com foto; Manusear objetos pessoais, roupas e pertences do paciente sem familiar ou em situação de rua, por vezes em condições de higiene precária, visando a identificação, localização de familiares e avaliação de benefícios; Acompanhar paciente em ambulância para realização de serviços em unidades externas (Ex.
Previdência Social, Receita Federal, Correios, abrigos e casa de apoio (ILPI); Participar de reuniões familiares juntamente com equipe médica e multiprofissional para melhor elucidação e acompanhamento do caso; Tratar da gestão da alta hospitalar, dos óbitos e orientar familiares sobre documentação; Realizar investigação sociofamiliar para localização de familiares ou da identificação do paciente quando necessário; Apoiar a equipe assistencial nos protocolos de segurança do paciente, principalmente no de "Identificação do Paciente em Risco de Queda"; Viabilizar a identificação do paciente, quando necessário, por meio do Instituto de Identificação da Policia Civil; Realizar corrida de leitos multiprofissional e especializada com objetivo de levantar demanda social; Realizar trabalhos em rede: conhecer, mobilizar, articular e/ou acionar as redes de saúde, de Proteção Socioassistencial, de Defesa e Garantia de Direitos e demais políticas públicas e/ou institucionais, visando o processo de viabilização de direitos, proteção e amparo social; Conhecer, vincular e/ou orientar o paciente e familiares quanto aos fluxos para procedimentos externos (cadastramento programa Oxigenoterapia, Comissão de Nefrologia, Oncologia, Transplante, Serviços de Reabilitação, Cuidados Prolongados, etc); Acolher e notificar (em conjunto com a equipe multiprofissional) os casos de suspeita ou confirmação de violência doméstica ou maus tratos para providencias legais e proteção as vítimas; Realizar encaminhamento social do paciente e sua família para acesso as políticas públicas e serviços públicos visando o processo de viabilização de direitos e/ou proteção e amparo após alta do paciente e sua família; Elaborar relatório social e parecer técnico em matéria de Serviço Social; Auxiliar na produção de planilhas com dados descritivos e quantitativos dos atendimentos; Atender a solicitação da instituição para atuar como Preceptor, Tutor, Docente e/ou Coordenador em atividades de ensino; Registrar todas as intervenções realizadas no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP – TASY); Atender as normas de biossegurança e NR 32; Seguir os protocolos institucionais e os prioritários de Segurança do Paciente; Observar os preceitos éticos no decorrer da execução de suas atividades; Participar juntamente com a equipe multiprofissional, de programas de educação contínua em saúde, comissões permanentes, programas de vigilância em saúde, biossegurança, epidemiologia hospitalar e prevenção de acidentes; Participar de programas de vigilância em saúde, biossegurança, epidemiologia hospitalar e prevenção; Atender a solicitação da instituição para atuar como Preceptor, Tutor, Docente e/ou Coordenador em atividades de ensino; Participar da elaboração do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP's), PRS's ou protocolos da área sob sua coordenação e nortear sua conduta através destas padronizações; Participar de reuniões, treinamentos, conferências, seminários, grupo de estudos de casos e comissões quando necessário; Efetuar treinamentos de membros da equipe, quando solicitado pelo gestor; Zelar pelos materiais e equipamentos sob sua responsabilidade, utilizados na execução do trabalho, a fim de prolongar a vida útil destes; Executar o trabalho observando aspectos relativos à segurança no trabalho, utilizando adequadamente os EPI's em todas as atividades, cumprindo a legislação vigente e normas institucionais; Apoiar o superior imediato em assuntos inerentes a sua área de atuação, apresentando e discutindo soluções para problemas e irregularidades, a fim de subsidiar a definição de ações a serem adotadas e auxiliar na busca pela melhoria contínua dos processos da área; Executar outras tarefas correlatas, com o mesmo grau de dificuldade, mediante solicitação do superior imediato.