Assistente Social

Detalhes da Vaga

**Nossa história**:
Há oito décadas de história, o Hospital da Baleia continua sendo essencial para a saúde pública em Minas Gerais, proporcionando cuidados médicos a pacientes provenientes de 88% dos municípios do estado.

Nossa trajetória é marcada pelo compromisso inabalável com a qualidade e acessibilidade aos serviços de saúde, sendo parte integrante do bem-estar da comunidade mineira.

**Seus desafios conosco**:

- Prestar atendimento aos pacientes e familiares, utilizando métodos e técnicas do Serviço Social e por meio da escuta social, a fim de identificar a demanda e proceder aos encaminhamentos devidos.
- Proceder à investigação diagnóstica, prognóstica e intervenção planejada aos pacientes que apresentam demandas psico-socioeconômicas.
- Orientar pacientes e/ou acompanhantes em função das demandas apresentadas e decorrentes da doença.
- Avaliar as condições socioeconômicas e culturais de pacientes da Oncologia, Radioterapia, CENTRARE, Setor de Internação, Núcleo Médico e Hemodiálise, assim como de seus familiares, por meio da anamnese social, visando melhor atendimento e assertividade no tratamento. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados/taxa de preenchimento de anamneses sociais.
- Atender pacientes e/ou acompanhantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou vínculo familiar fragilizado, procedendo com os devidos encaminhamentos à rede de suporte (ex.: Unidade Básica de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Equipe de Abordagem de Rua e Promotorias).
- Encaminhar paciente e/ou acompanhantes para Casas de Apoio, buscando acolhimento, concessão de benefícios emergenciais e atuando conforme procedimentos pertinentes. Indicador: média de tempo de saída após alta.
- Comunicar alta hospitalar à Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Tratamento Fora do Domicílio, do município de origem ou familiar, caso o paciente não seja morador de Belo Horizonte. Indicador: média de tempo de saída após alta.
- Elaborar estatísticas diárias referentes aos atendimentos prestados, considerando os setores atendidos: Hemodiálise, Oncologia, Radioterapia, CENTRARE, Núcleo Médico e Unidade de Internação.
- Manter contato com o responsável e solicitar acompanhante para o paciente, observando a demanda apresentada e conforme a condição clínica.
- Encaminhar, para os Setores de Transporte das Secretarias Municipais de Saúde, solicitação de atendimento e/ou inclusão de pacientes em tratamento ambulatorial, conforme Portaria do Tratamento Fora do Domicílio.
- Encaminhar internamente pacientes e/ou acompanhantes, em situação de carência material, para a Rede de Amigos, para doações e/ou encaminhamentos conforme a demanda.
- Acompanhar, orientar e discutir casos acadêmicos de Serviço Social nos processos de atendimento aos pacientes e/ou acompanhantes e nas discussões de casos.
- Registrar atendimentos prestados em livro interno do setor, conforme procedimentos pertinentes.
- Proceder à evolução dos atendimentos no Sistema MV, conforme procedimentos pertinentes.
- Entrar em contato com órgãos responsáveis em caso de negligência, falta de responsável legal e documentação na internação de crianças e/ou adolescentes.
- Fornecer vale social ao paciente de alta hospitalar, em atendimento ambulatorial, sem condição de arcar com o transporte de retorno ao domicílio, quando residir em Belo Horizonte. Indicador: média de tempo de saída após alta.
- Solicitar transporte ao Setor de Transporte do Hospital, para o paciente de alta hospitalar debilitado, morador de Belo Horizonte ou encaminhado para Casa de Apoio, sem condição financeira de arcar com o transporte. Indicador: média de tempo de saída após solicitação de transporte interno.
- Identificar recursos na rede de atendimento socioassistêncial de apoio que contribuam para a continuidade do tratamento do paciente. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados.
- Manter contato com as Secretarias Municipais de Saúde, visando atendimento ao paciente no fornecimento de materiais e equipamentos específicos, conforme solicitação médica. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados.
- Manter controles referentes à média de permanência dos pacientes com demanda social, sinalizando situações de alerta e não seguimento dos protocolos. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados.
- Orientar paciente e familiar sobre a aquisição de oxigênio domiciliar, órteses e próteses, a partir de prescrição médica, via Secretaria Municipal de Saúde. Indicador: taxa de pacientes desospitalizados.
- Orientar e encaminhar pacientes e/ou responsáveis sobre a garantia de direitos previdenciários, assistênciais e trabalhistas (ex.: Auxílio-Doença, Aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada - BPC, FGTS, PIS/PASEP).
- Elaborar relatórios sociais conforme demandas apresentadas.
-


Salário Nominal: A acordar

Fonte: Whatjobs_Ppc

Função de trabalho:

Requisitos

Analista De Departamento Pessoal Senior

Vaga com foco em conferencia manual de folha de pagamento conferencia manual da folha de pagamento refeicao tiquete no valor de r3000


Netvagas (6446501019) - Minas Gerais

Publicado 6 days ago

Especialista Em Aquisicao De Talentos Trabalho Remoto

Para entregar consistentemente as solucoes da mais alta qualidade contratamos apenas o 1 entre os melhores talentos e os desafiamos em projetos empolgantes


Bairesdev - Minas Gerais

Publicado 6 days ago

Auxiliar De Rh (Departamento Pessoal)

**RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES** **Atividades**: - Fechamento de ponto eletrônico - Emissão de relatórios de divergências - Apontamento de horas, lançam...


Assaí Atacadista - Minas Gerais

Publicado 6 days ago

Analista Recursos Humanos - Bh

**Atividades**: - Recrutamento e Seleção; Auxiliar na condução dos processos seletivos, desde a definição do perfil até a integração dos novos colaboradores...


Mais Rh Consultoria - Minas Gerais

Publicado 6 days ago

Built at: 2024-11-27T04:54:25.211Z