Presta assistência e suporte nos processos de admissão, manutenção e desligamento de colaboradores. Contando com o auxílio do auxiliar de departamento pessoal e assistênciando o analista de departamento pessoal nestes processos. Juntos, estes profissionais operacionalizam as rotinas necessárias para que a empresa cumpra com a legislação trabalhista.
É o responsável por realizar cálculos de folhas de pagamento, rescisões, férias, 13º e demais pagamentos que a empresa tem o dever de entregar aos colaboradores. Além disso, faz a emissão dos encargos que estão sob a folha, tais como FGTS, GPS, DARF, DAE e eSocial, manuseando sistemas de fiscalização pública.
Deve organizar documentações e arquivos para que estejam em ordem nos casos de auditoria e fiscalização. Tira dúvidas dos colaboradores pertinentes aos direitos trabalhistas dos mesmos.
Cuida de processos burocráticos envolvidos na admissão e desligamento, tais como: cadastramento de novos colaboradores nos sistemas de gestão da empresa, preparação de documentos, entrevistas de desligamento e processos judiciais trabalhistas.
Por vezes, pode atuar junto com o analista de departamento pessoal na análise de indicadores da área, como por exemplo, o turnover.
Áreas de atuação
Atua com atividades administrativas pertinentes ao setor de gestão de pessoas de pequenas, médias e grandes empresas.
Sua atuação é de extrema importância para que as empresas cumpram com eficácia todas as obrigações trabalhistas acessórias, evitando possíveis multas e processos judiciais. Além disso, muitas empresas contratam serviços terceirizados de RH que contam com este profissional para administrar o quadro de funcionários de terceiros.
Ou seja, este profissional possui um amplo mercado de trabalho com oportunidades disponíveis em diversos segmentos!
As vagas de assistente de departamento pessoal estão em locais como:
- Empresas de construção civil
Pré-requisitos para esta profissão
Para assumir este cargo é preciso ter habilidades organizacionais e conhecimentos sobre legislação trabalhista e obrigações acessórias. Logo, a maioria das vagas de assistente de departamento pessoal exigem:
- Entendimento sobre a legislação trabalhista
- Conhecimentos sobre eSocial
- Conhecimento sobre sistemas de fiscalização pública para obrigações acessórias
- Habilidades com cálculos matemáticos
- Perfil organizado e responsável
- Habilidades com informática
- Excel intermediário
- Habilidades comunicativas e interpessoais
- Experiência prévia com departamento pessoal
- Ensino superior completo ou cursando
Em resumo, para assumir este cargo é preciso compreender bem sobre diversos aspectos incubidos na legislação trabalhista, além de possuir ao menos uma experiência profissional no setor de departamento pessoal.
Formação desejada
Estes são os cursos ideais para quem pretende atuar na área:
**Gestão de Recursos Humanos**: oferecido na modalidade tecnólogo, com duração média de 2 anos. Aborda temas de administração, psicologia, capacitação, legislação trabalhista e etc. Forma profissionais aptos para trabalhar no setor de RH e departamento pessoal. Saiba mais sobre este curso e bolsas de desconto.
**Psicologia**: disponível na modalidade bacharelado, com duração de 3 a 4 anos. Aborda temas de comportamentalismo, psicopatologia, história e filosofia. Forma profissionais aptos para atuar em profissões que necessitam do entendimento da psique humana, como no caso do setor de departamento pessoal. Saiba mais sobre este curso e bolsas de desconto.
**Administração**:disponível nas modalidades de bacharelado e tecnólogo, com duração de 4 e 2 anos. Forma profissionais aptos a organizar e gerenciais recursos humanos, com entendimento sobre legislação trabalhista. Saiba mais para obter desconto neste curso.
Tipo de vaga: Efetivo CLT
Pagamento: R$2.000,00 - R$2.066,00 por mês
**Benefícios**:
- Seguro de vida
- Vale-refeição
- Vale-transporte
Horário de trabalho:
- De segunda à sexta-feira
- Dias úteis e finais de semana
Pagamento adicional:
- 13º salário
- Hora extra
**Experiência**:
- Microsoft Excel (obrigatório)
- Administração (obrigatório)
- Atendimento ao Cliente (obrigatório)
Prazo para inscrição: 28/10/2024