O Auxiliar de Desenvolvimento Infantil desempenha um papel essencial na educação e no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar, contribuindo para um ambiente educativo positivo e seguro. Suas responsabilidades incluem desde o cuidado direto com as crianças até o apoio educativo e emocional, exigindo habilidades de empatia, organização e trabalho em equipe. Auxiliar na recepção das crianças nos horários de entrada e saída; Colaborar na manutenção da disciplina e participar, em conjunto com a Equipe Escolar, da implementação das normas de convívio; Auxiliar os professores na assistência diária aos crianças; Auxiliar no atendimento e organização dos crianças, nas áreas de circulação interna/externa, nos horários de entrada e saída; Prestar assistência às crianças nas atividades desenvolvidas em todos os ambientes da escola; Auxiliar no atendimento às crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; Exercer outras atividades que lhe forem atribuídas pela Direção da escola, em sua área de atuação; Estar atento aos sintomas de alteração de saúde que podem ocorrer nas crianças; comunicar à direção da escola eventuais enfermidades ou acidentes ocorridos com os crianças e quando necessário; Prestar socorro de urgência em eventos de baixa gravidade; Preparar a alimentação da criança, consoante a sua idade e necessidades, acompanhando-a nas refeições e promovendo a sua autonomia; Cuidar da higiene da criança e facilitar a aquisição destes hábitos de saúde; Estabelecer rotinas de sono adequadas à idade de cada criança e a rotina escolar; Desenvolver atividades que promovam vivências infantis ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo e social; Ser modelo de bons hábitos, comportamentos e atitudes para a promoção dos mesmos, por parte das crianças; Reforçar a criança nas suas aprendizagens, oferecendo-lhe segurança, apoio e estímulo para que desenvolva todas as suas capacidades da melhor forma possível; Procurar materiais e recursos úteis ao desenvolvimento de atividades adequadas às crianças. Saber avaliar o desenvolvimento da criança; promover jogos, brincadeiras e atividades plásticas, literárias e musicais de interesse para as crianças conforme rege o P.P.P da unidade escolar; Acompanhar e avaliar o desenvolvimento da criança; Atender a criança em suas necessidades e hábitos de higiene, troca de fralda necessidade fisiológica, banho, escovação dos dentes, acompanhar o sono, seguir as orientações da nutricionista nas refeições e promover para a criança sua autonomia; Participar de forma ativa nas reuniões pedagógicas, de pais e eventos; Participar da construção dos projetos de recreação; Fazer o registro do dia e acompanhar agenda escolar