Garantir a limpeza e higiene dos quartos e áreas comuns; garantir o controle de enxoval de roupa de cama, toalhas, roupas de pacientes limpas e higienizadas.
**Responsabilidades e atribuições**
- Realizar limpeza e organização dos quartos de pacientes, áreas comuns e espaços de trabalho, seguindo os protocolos de higiene e segurança estabelecidos pela instituição;
- Realizar as trocas de roupa de cama e toalhas dos leitos em tempo hábil;
- Criar listas de tarefas diárias e registrar todos os quartos atendidos;
- Avaliar enxoval;
- Abastecer rouparia dos andares;
- Encaminhar roupa sujas dos pacientes para lavanderia;
- Controlar saída do enxoval;
- Receber roupa limpa e conferir peças;
- Organizar setor;
- Dobrar enxoval;
- Encaminhar roupas para lavar novamente, quando necessário;
- Comunicar quaisquer faltas, danos ou problemas de segurança;
- Cumprir as normas de saúde e segurança e atuar de acordo com as políticas da empresa e legislação de licenciamento;
- Armazenar roupas de acordo com normas internas;
- Comunicar ao superior imediato quaisquer irregularidades que posam interferir no desenvolvimento do serviço;
- Colaborar com o levantamento periódico, da roupa hospitalar;
- Auxiliar o coordenador da lavanderia na previsão da roupa do hospital;
- Requisitar ao coordenador as peças necessárias para reposição do estoque;
- Distribuir a roupa às unidades, mediante formulário próprio (rol), em horário preestabelecido;
- Comunicar ao coordenador quaisquer eventualidades, como causa do não atendimento às solicitações, uso inadequado de roupas nas unidades (peças cortadas, rasgadas, etc.);
- Atender às solicitações, em caso de emergência;
- Cooperar na execução das atividades de outro setor da lavanderia sempre que necessário;
- Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho;
- Zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriados, quando da execução dos serviços;
- Desenvolver suas atividades aplicando/utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho;
- Realizar descarte adequado de resíduos hospitalares, seguindo as normas e regulamentos estabelecidos;
- Colaborar com a equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde para garantir um ambiente limpo e seguro para os pacientes;
- Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou ausência de seu superior.
**Requisitos e qualificações**
- Ensino Médio Completo
- Normas de higiene e segurança no trabalho;
- Vivência em rotina de arrumação, limpeza e organização de ambientes clínico-hospitalares.
**Informações adicionais**
Completando 60 anos de existência em 2023, a **Clínica da Gávea** possui uma longa história de **compromisso com a saúde** de portadores de transtornos mentais e dependentes químicos, sendo marcada pela excelência na promoção de **bem-estar e melhor qualidade de vida.**
Prezando sempre por trazer conforto e acolhimento aos nossos pacientes, a Clínica dignifica a vida, auxilia na reconstrução de laços familiares e afetivos, e promove a melhora da saúde mental, física e emocional.