Gerenciar atividades da cozinha, de modo a assegurar a qualidade e inovação dos produtos e garantir a satisfação dos clientes.
- Planejar, dirigir e supervisionar as atividades do pessoal de cozinha
- Planejar menus e cardápios, criação e elaboração receitas e fichas técnicas;
- Fazer previsão de produção e consumo por pessoa;
- Controlar o consumo e desperdício de matéria-prima, verificando falhas e sugerindo soluções para otimização dos resultados.
- Coordenar e monitorar a execução das atividades relacionadas ao preparo e montagem dos pratos;
- Supervisionar a organização e a montagem das mesas de buffet, coquetéis, petiscos e outros, garantido a boa apresentação e qualidade dos produtos;
- Degustar e analisar a qualidade das preparações, montagem e apresentação dos pratos elaborados antes da distribuição;
- Executar preparações culinárias simples e compostas conforme cardápio e ficha técnica;
- Realizar acabamento dos pratos quando necessário;
- Administrar estoque (Compra e saída de insumos e estocagem);
- Fazer supervisão das boas práticas de higiene, segurança e apresentação pessoal da equipe;
- Monitorar a limpeza e organização das áreas da cozinha;
- Supervisionar a estocagem e conservação dos produtos, providenciando as condições necessárias para evitar deterioração e perdas;
- Analisar pesquisas de satisfação dos clientes e contrubuir na elaboração de planos de ação de melhorias junto ao chefe executivo;
- Criar e revisar de indicadores de desempenho e procedimentos operacionais do setor;
- Gerir o funcionamento do Sistema de gestão da empresa dentro do setor;
- Elaborar e ministrar treinamentos;
- Fazer controle de custos de matéria-prima e pratos;
- Fazer planejamento e solicitação de compras;
- Recepcionar e atender hóspedes quando solicitado;
- Gerir conflitos;